quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SÓ POR HOJE II

1º) Examine as escolhas que você fez ou deixou de fazer. Isso lançará sobre você mesmo toda a responsabilidade por aquilo que você é, e a maneira como se sente consigo mesmo. Tornar-se mais feliz e mais produtivo significa tornar-se mais consciente das escolhas que estão a sua disposição. Você constitui o total da soma de toda as suas escolhas. 

2º) Assuma o comando de seus momentos presentes. Existe um único momento em que você pode vivenciar alguma coisa e este momento é agora. Desperdiça-se muito tempo ruminando experiências passadas ou futuras. Não permaneça acorrentado as expectativas alheias. 

3º) Na ativa, frequentemente passamos tão mal que juramos: “nunca mais!” Éramos absolutamente sinceros ao fazer essas promessas. De todo o coração desejávamos jamais voltar beber e a usar drogas. Toda via, apesar de nossas sinceras intenções, o resultado foi, quase que inevitavelmente o mesmo. Com o passar dos dias, apagava-se a lembrança das promessas e do sofrimento que nos levou a fazer tais promessas. Nosso “nunca mais” não durou muito. Confusos e arrasados, não entendíamos o por quê de, mesmo após longos períodos abstêmios, voltávamos a sofrer as consequências do uso compulsivo. Logo nos vimos enroscados outra vez, sobrecarregados de novas culpas e remorsos. 

4º) Depois de aceitarmos que a Dependência Química é uma condição permanente, irreversível, nossa experiência nos ensinou a não fazer promessas a longo prazo a respeito de não beber ou usar. Achamos mais realista e mais seguro dizer: “Só por Hoje”, não bebi e não usei drogas. Sejam quais forem as tentações ou provações, determinamo-nos a ir aos extremos necessários para evitar um gole ou o uso, Hoje. 

5º) Nossos familiares e amigos já estavam compreensivelmente cansados de ouvir-nos jurar: “ desta vez é pra valer,...” e, depois, nos ver chegar cambaleando ou totalmente chapados. Renovamos continuamente a cada manhã, e com isso evitamos as promessas e juramentos de “lei seca” pois estes sempre terminaram em desastres. 

6º) A vida é o dia-a-dia. O hoje é tudo o que temos. Com o tempo, essa idéia torna-se parte de nossa maneira de pesar e, verificamos que viver a vida em pedacinhos de 24h, é uma forma eficaz e agradável de lidar com outros assuntos também. 

7º) Durante uma fase aguda de depressão, evite organizar sua vida inteira de uma só vez. Se você assumir compromissos tão pesados que com certeza vai deixar de cumpri-los, então esta permitindo que seu consciente o engane. Assim, você vai continuar assegurando o seu fracasso e, quando isso acontecer, você terá outra desculpa para cair ainda mais em depressão. 

8º) Nossa impaciência em encontrar a felicidade leva-nos muitas vezes a situações perigosas ou complicadas, que nos atrasam ainda mais. Olhando para trás, será que os atalhos escolhidos por nós, não foram, na verdade, desvios perigosos? Faça do momento presente um êxito emocional. A apreensão e o medo do futuro são responsável por muitos desajustamentos. 

9º) Muitos porém, com sua eterna auto piedade e continua preocupação, agravam demasiadamente seu fardo, dizendo: “meu Deus, quanto já sofri!”, e assim ficam presos ao sofrimento de ontem, anteontem, e todo o passado. Além disso criam os sofrimentos futuros: “Aí meu Deus, quanto tempo ainda terei que suportar tudo isso? Os dois fardos que o homem mesmo coloca sobre seus ombros são: os sofrimentos passados e as preocupações futuras. 

10º) O que dura mais cresce mais devagar. O que é bom não é feito com pressa. O carvalho leva 100 anos para crescer completamente, a abóbora leva 2 meses. Madeira de lei só de árvores que crescem devagar. Árvores que crescem depressa, só fornecem madeira para andaime ou lenha para o fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails