sábado, 10 de março de 2018

QUEM CRÊ NÃO É CONDENADO

Este Evangelho (Jo 3, 14-21) Jesus faz referência ao fato de Moisés ter providenciado uma serpente de cobre que levantada para o alto em uma haste, forçava os judeus a olharem para o Alto, a pensar na proteção de Deus, em vez de ficar procurando pelas cobras, olhando para o chão. Assim como naquela caminhada para a terra prometida na areia do deserto infestada de serpentes venenosas, a nossa caminhada hoje também é muito perigosa. Estamos rodeados de perigos, vivemos atrás de grades, enquanto os bandidos estão soltos. 

Assim como os judeus, que ficavam olhando para o chão com o objetivo de se esquivar das mordidas, nós também andamos pelas ruas preocupados, desconfiados de todos que se aproximam de nós, com medo de a qualquer momento ser assaltados, sequestrados ou coisa parecida. Em vez de ficarmos preocupados, com muito medo, o certo é depositar a nossa confiança em Deus, é estar com o pensamento no Alto, pois é do Alto que realmente nos vem toda proteção que necessitamos. 

Ao sair de casa, em vez de botar uma arma no bolso, elevamos o nosso pensamento ao Pai para pedir a sua proteção. Ao ser abordado comece a rezar o Pai Nosso. Sim, apenas comece. O medo vai passar, tudo acaba em minutos e você verá quão grande é o amor de Deus para com você! 

Deus enviou o seu Filho ao mundo não para nos condenar, mas sim, para todo aquele e aquela que nele crer, seja salvo. Isso significa que Deus que é nosso Pai, e que nos ama, Ele está mais empenhado em nos salvar do que em ficar nos fiscalizando como faziam os fariseus, para nos apanhar em atos pecaminosos e nos condenar. Deus é amor, e quer a nossa salvação. 

Vamos fazer todo o esforço para corresponder ao amor de Deus, e nos deixando conduzir por ele a vida eterna. 

Deus nos libertou do pecado para que sejamos felizes nessa vida e na outra. E Ele fez isso por meio da sua palavra, da sua Igreja e dos sacramentos que nos ajudam a retomar sempre o bom caminho. 

Neste Evangelho Jesus deixa bem muito claro que quem nele crer será salvo. Porém, quem não crer já está condenado. 

Este Evangelho é a continuação da conversa que Jesus teve com Nicodemos. 

Nicodemos era como um mestre da Lei, pessoa muito importante, respeitado pelos seus conhecimentos, e personalidade firme, um homem honrado estudioso das coisas de Deus. 

Nicodemos foi ao encontro de Jesus de noite. E foi desse jeito que aconteceu a conversão de Nicodemos. Meu irmão, minha irmã. Podemos fazer como Nicodemos. Seus colegas de trabalho, seus amigos, em fim ninguém precisa saber da sua decisão de mudar de vida, sua decisão de procurar um sacerdote para se confessar. Da sua decisão de buscar um grupo de oração e de dar um novo rumo para sua vida. 

Quaresma é o tempo favorável para buscar as coisas do alto. Jesus nos ama e não quer a nossa condenação! Pelo contrário, Ele está mais empenhado em salvar-nos do que em condenar-nos. Pois caminhar com Deus e para Deus é a melhor decisão da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails