sexta-feira, 8 de junho de 2018

PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO

Deus é amor e bondade infinita, portanto Ele perdoa todos os nossos pecados? Sim. Com exceção de um. 

O pecado contra o Espírito Santo. E como podemos pecar contra o Espírito Santo? 

A blasfêmia contra o Espírito Santo é a NEGAÇÃO DO PODER DE DEUS. 

Cuidado! O pecado contra o Espírito Santo não será perdoado. Aquele e aquela que rejeitar o poder de Deus, manifestado na pessoa de Jesus principalmente contra o mal, está pecando contra o Espírito Santo. E para tal pecado, Jesus disse que não haverá perdão. Ou seja. "...quem não crer já está condenado." 

Essencialmente, são 6 manifestações de um só e mesmo pecado: rejeitar a graça de Deus a ponto de proibi-Lo de nos perdoar e salvar 

Diz o Evangelho, em Mateus, 12, 32: 

“E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro” 

Os pecados contra o Espírito Santo consistem na rejeição da graça de Deus; trata-se da recusa da salvação, da rejeição completa perante a ação, os convites incessantes e as advertências do Espírito Santo. São pecados em que a bondade de Deus é colocada em questão. É pecado por pura malícia, contrário à bondade que é o Espírito Santo. A vontade da pessoa que peca é tão endurecida que ela não deseja a misericórdia de Deus e rejeita a Sua bondade. 

O pecado contra o Espírito Santo é imperdoável precisamente porque é o próprio pecador quem impede Deus de perdoá-lo. Como Deus respeita a liberdade com que nos criou, Ele respeita a decisão do pecador de negar-se firmemente a ser perdoado. 

O Papa São Pio X ensinou, no seu Catecismo Maior, que são seis os pecados contra o Espírito Santo: 

1º – Desesperar da salvação. 

2º – Presunção de salvação. 

3º – Negar a verdade conhecida como tal pelo magistério da Santa Igreja, quando a pessoa não aceita as verdades de fé (dogmas de fé), mesmo após exaustiva explicação doutrinária. É o caso dos hereges. Considera o seu entendimento pessoal superior ao da Igreja e ao ensinamento do Espírito Santo que auxilia o sagrado magistério. 

4º – Inveja da graça que Deus dá aos outros. A inveja é um sentimento que consiste em irritar-se porque o outro conseguiu algo de bom. 

5º – Obstinação no pecado é a vontade firme de permanecer no erro. A pessoa cria o seu critério de julgamento ético. Ou simplesmente não adota ética nenhuma e assim aparta-se da vontade de Deus e rejeita a Salvação. 

6º – Impenitência final é o resultado de toda uma vida de rejeição a Deus. O indivíduo persiste no erro até o final, recusando arrepender-se e penitenciar-se, recusa a salvação até o fim. 

Nem mesmo na hora da morte tenta aproximar-se do Pai, manifestando humildade. Não se abre ao convite do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails