Ao final da Missa Dominical, três jovens queriam entender melhor a mensagem da homilia:
Perguntaram ao padre na sacristia "Como uma pessoa pode se encher do Espírito Santo? Como se faz isso?"
O padre, então sorriu para aqueles três jovens e disse:
_ Vamos fazer o seguinte: vamos até o depósito da igreja para buscar uma peneira. Depois, quero que vocês vão até o rio e encham essa peneira com água. Quando conseguirem, vocês terão a resposta.
Duvidosos, eles questionaram o padre:
_ Peneira? Rio? O que você quer com isso? Você só pode estar brincando, né?!
_ Apenas façam o que eu digo. Disse ele.
Os jovens continuaram incrédulos, mas foram até o rio que ficava próximo à igreja. Lá, eles tentaram diversas vezes, mas não conseguiram pensar em alguma maneira de encher a peneira de água. Então, dois deles disseram:
_ O padre está doido! Vamos embora, senão passaremos a tarde inteira aqui, tentando encher essa peneira.
Um deles, porém, discordou e decidiu insistir:
_ Não vou de jeito nenhum! Eu não quero voltar sem uma resposta. Quero saber como as pessoas podem ficar cheias do Espírito Santo!
Então, ele ficou elaborando uma estratégia para conseguir encher aquela peneira com água, enquanto os dois amigos foram embora para casa. Horas mais tarde, o padre foi até a margem do rio e encontrou aquele jovem lá. Ele mergulhava a peneira e a levantava, várias e várias vezes. Ao ver o padre, o jovens falou com o semblante muito triste:
_ Ah, padre... Quando eu coloco a peneira na água, ela até fica cheia, mas quando eu tiro, ela esvazia. É impossível mantê-la cheia, não dá!
O padre disse àquele rapaz:
_ Pronto, você encontrou a resposta! Você só conseguirá manter a peneira cheia quando permanecer com ela mergulhada na água.
Já impaciente, o jovem retrucou:
_ Mas o que isso tem a ver com ser cheio do Espírito Santo?
Então o padre respondeu:
_ Ora, da mesma forma acontece com o Espírito. Nós somos a peneira e a água do rio é o Espírito Santo. Só conseguirá ser cheio aquele que permanecer mergulhado Nele! É por isso que devemos sempre cantar louvores a Deus, mesmo em tempos difíceis. Dar graças ao Senhor em todas as circunstâncias e servir ao próximo, imitando o exemplo do nosso Salvador!
"Não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus" (Efésios 5:18-21)
Nenhum comentário:
Postar um comentário