Pedro, e os outros pescadores, estavam cansados, desanimados, eles haviam tentado a noite toda e não pescaram nada.
Quantas vezes nós também nos achamos assim, cansados com uma situação difícil que assola nossa vida, uma doença, um problema familiar, um empreendimento que não prospera, uma questão financeira que não se resolve...
Eis que Jesus, se aproxima e lhes ordena: “joguem as redes em águas mais profundas”. Pedro, talvez já não esperasse mais nada, porém atendendo a palavra do mestre jogou as redes.
E eis que aconteceu o milagre, foram tantos os peixes que as redes quase se romperam.
Vejo aqui duas grandes lições:
- primeiro que é preciso ouvir e fazer o que Jesus nos pede. Se lançar as redes não haveria milagre. Precisamos fazer a nossa parte, fazer o que está a nosso alcance. Muitas vezes pode ser que não alcançamos o nosso milagre porque ainda não fizemos a nossa parte.
- segundo que: sem Deus nunca atingimos bons resultados. Podemos até fazer muita coisa, mas produzimos pouco e nada que permanece para a vida eterna.
Precisamos estar com Deus, na oração, na eucaristia, ouvindo a sua palavra e praticando a caridade, pois coisas boas acontecem quando estamos perto de Deus.
Mas não podemos ficar no raso, nos contentar com o mínimo, devemos ir as águas mais profundas, ou seja, aprofundar nossa vida espiritual.
Vemos muitas pessoas que são cristãs apenas em eventos sociais: batizados, casamentos e funerais. Pessoas que dizem “sou católico, mas não sou praticante”. Da onde?
Precisamos ser católicos de verdade, cristãos que ouvem, praticam e anunciam a palavra de Deus. Ser cristão autêntico é dar a Deus, resposta prática de fé.
Desde que decidimos caminhar com Jesus fomos recebendo convites para avançar para águas mais profundas. Seja um problema familiar que exige nossa atenção dentro de nossa própria casa, na nossa família, que pede de nós amor / doação, ou quem sabe aquele convite que te fizeram para assumir alguma missão na Igreja.
“Ser cristão” e “não querer assumir compromisso” são duas coisas que não combinam.
Quando damos o nosso sim, Deus não nos abandona. O bom Deus sustenta e ampara aquele que se dispõe a trabalhar na Sua obra.
O Senhor nos pede obediência, humildade, e fé, mas oferece a abundancia das graças para quem atende ao seu chamado. Enquanto nós não confiarmos plenamente na Palavra do Mestre, não vamos conseguir pescar nada.
Que nós possamos responder como Pedro: “em atenção à Sua Palavra nós lançamos as redes”, e com certeza o milagre irá acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário