sexta-feira, 13 de março de 2020

VOCÊ TEM SEDE DE QUE?

Os judeus desprezavam os samaritanos por ser um povo formado por várias raças. Os judeus se julgavam puros por ser um povo sem mistura racial. Infelizmente ainda hoje vemos hoje vemos a discriminação e o racismo, seja pela cor da pele, pela região Brasil que nasceu, seja pela classe social, seja pelo trabalho que realiza, e até pelo passado que teve. 

Jesus se aproxima da Samaritana, sem preconceito de raça, e mesmo sabendo o passado daquela mulher, que foi buscar água no calor do meio dia, pois não podia ir de manhã cedo como as outras mulheres, pois era mal quiista por ter tido 5 maridos e ainda pelo que tinha não ser dela. 

Jesus, diz a ela, "Dá-me de beber", tinha sede de água pois estava canso da jornada, porém, a maior sede de Jesus não era de água, mas de nós, de estar conosco e que estejamos com ele. E foi exatamente por isso que Ele se encarnou, no ventre de Maria Santíssima, para nos conquistar, e nos levar a beber na fonte da água viva, e assim alcançar a verdadeira felicidade. 

Essa mulher tinha muita sede, pelo que nos conta o Evangelho, e mesmo 5 maridos não foi o suficiente para matar a sua sede, só ao encontrar Jesus pode preencher o vazio deixado pelo pecado. 

A samaritana, depois de ser acolhida por Jesus, muda completamente a sua vida. Deixa de ser aquela que evita o encontro com as pessoas, indo buscar água ao meio dia, para ser a anunciadora da Boa Nova. 

Movidos por seu testemunho muitos vão ao poço, fazendo a experiência do Jesus, também começam a acreditar. 

O mundo está sedento de Deus, muito embora não queira ouvir falar de Deus. Muitas pessoas tentam saciar sua sede de felicidade nos bens materiais, no prazer, na diversão, e quanto mais segue esses caminhos mais sede vão sentindo. 

As pessoas podem até dizer: Eu não preciso de Deus, pois tenho dinheiro. Mas não é verdade! Sem Deus, só encontramos o vazio, sem Deus a vida não faz sentido. Mesmo que viva a vida inteira acumulando riquezas, e nunca estará satisfeito. No fim será tão pobre que só terá dinheiro e mais ninguém ao seu redor. Que adiantou? 

Morrem e deixam tudo aí, e o pior, perdem até a sua alma, dignos de pena! Um dia do outro lado da vida, estarão arrependidos do que fizeram e do que deixaram de fazer nesta vida... 

Sem Deus, estamos caminhando para a morte, com Deus a vida faz sentido, pois com Deus a vida é eterna. 

Não é o ter que nos fará feliz, mas o ser. Não existe felicidade fora do calor das relações humanas, não é em ter isso ou aquilo que alguém será feliz, mas no ser: ser pai, ser mãe, ser irmão, ser filho, ser amado, ser padre... 

Só cultivando a vida interior, e os valores cristão, seremos bons, pais, bons, maridos, bons amigos, bons padres, e seremos felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails