Os judeus desprezavam os samaritanos por ser um povo formado por várias raças. Os judeus se julgavam puros por ser um povo sem mistura racial. Infelizmente ainda hoje vemos hoje vemos a discriminação e o racismo, seja pela cor da pele, pela região Brasil que nasceu, seja pela classe social, seja pelo trabalho que realiza, e até pelo passado que teve.
Jesus se aproxima da Samaritana, sem preconceito de raça, e mesmo sabendo o passado daquela mulher, que foi buscar água no calor do meio dia, pois não podia ir de manhã cedo como as outras mulheres, pois era mal quiista por ter tido 5 maridos e ainda pelo que tinha não ser dela.
Jesus, diz a ela, "Dá-me de beber", tinha sede de água pois estava canso da jornada, porém, a maior sede de Jesus não era de água, mas de nós, de estar conosco e que estejamos com ele. E foi exatamente por isso que Ele se encarnou, no ventre de Maria Santíssima, para nos conquistar, e nos levar a beber na fonte da água viva, e assim alcançar a verdadeira felicidade.
Essa mulher tinha muita sede, pelo que nos conta o Evangelho, e mesmo 5 maridos não foi o suficiente para matar a sua sede, só ao encontrar Jesus pode preencher o vazio deixado pelo pecado.
A samaritana, depois de ser acolhida por Jesus, muda completamente a sua vida. Deixa de ser aquela que evita o encontro com as pessoas, indo buscar água ao meio dia, para ser a anunciadora da Boa Nova.
Movidos por seu testemunho muitos vão ao poço, fazendo a experiência do Jesus, também começam a acreditar.
O mundo está sedento de Deus, muito embora não queira ouvir falar de Deus. Muitas pessoas tentam saciar sua sede de felicidade nos bens materiais, no prazer, na diversão, e quanto mais segue esses caminhos mais sede vão sentindo.
As pessoas podem até dizer: Eu não preciso de Deus, pois tenho dinheiro. Mas não é verdade! Sem Deus, só encontramos o vazio, sem Deus a vida não faz sentido. Mesmo que viva a vida inteira acumulando riquezas, e nunca estará satisfeito. No fim será tão pobre que só terá dinheiro e mais ninguém ao seu redor. Que adiantou?
Morrem e deixam tudo aí, e o pior, perdem até a sua alma, dignos de pena! Um dia do outro lado da vida, estarão arrependidos do que fizeram e do que deixaram de fazer nesta vida...
Sem Deus, estamos caminhando para a morte, com Deus a vida faz sentido, pois com Deus a vida é eterna.
Não é o ter que nos fará feliz, mas o ser. Não existe felicidade fora do calor das relações humanas, não é em ter isso ou aquilo que alguém será feliz, mas no ser: ser pai, ser mãe, ser irmão, ser filho, ser amado, ser padre...
Só cultivando a vida interior, e os valores cristão, seremos bons, pais, bons, maridos, bons amigos, bons padres, e seremos felizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário