segunda-feira, 23 de março de 2020

COVID-19


Sabemos que “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8,28). Se amamos a Deus, se estamos envolvidos em Seu amor, tudo concorre para o nosso bem... 

Com também acontece o contrário: tudo nos estraga, nos faz mal, nos prejudica, se não estamos vivendo no amor de Deus. 

O Senhor quer ressuscitar-nos para o amor. Deus quer nos curar por amor. Jesus quer nos dar uma vida nova, maravilhosa e eterna por amor. 

Repito e peço que você tome posse dessa proclamação. “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8,28). E quando a Palavra de Deus diz tudo é tudo mesmo, não duvide. Mas Pe. Eduardo, está dizendo que essa pandemia, a quarentena e tudo mais serve para o nosso bem? Sim, claro que sim, e mais não sou eu quem está afirmando isso, mas a Palavra poderosa do Senhor. Você crê e será salvo. 

Vamos olhar os acontecimentos presente com os olhos da fé, a luz da Palavra de Deus e iluminados pelo Espirito Santo. 

Primeiro, você já se deu conta que estamos de quarentena em plena quaresma. Justamente quando a Igreja nos convida ao recolhimento, a penitencia, nos convida a reforçarmos a oração e a caridade. Nada mais oportuno vamos louvar a Deus por nos ter oferecido esse tempo favorável de recolhimento onde podemos fazer uma profunda revisão de vida, de valores de comportamentos, nos aproximando mais de Deus, progredindo como nunca no caminho da santidade. 

Queridos irmãos, a essa quarentena a nós importa por força de lei e do bom senso, nada mais é do que o Jejum recomendado pela Igreja nesse tempo de quaresma, tempo favorável a conversão. 

Eu pessoalmente não consigo pensar em uma maneira melhor de viver a quaresmo do que: não indo à festas, não indo à shoppings, não indo à praias... Enfim, ficar em casa com a família e rezar, meditar, buscando unicamente o conhecimento da vontade de Deus e a coragem para cumpri-la em todos os aspectos de nossa vida. 

Mas lembre-se a verdadeira oração não é egoísta, reze pela sua família sim, mas ofereça jejuns e orações também pelo mundo inteiro. 

Sempre temos mais de uma maneira de ver as coisas de nossa vida. Podemos nos revoltar, esbravejar, murmurar, o que não nos ajudará em nada, ou podemos ver essa situação de crise como uma oportunidade, para rezar e meditar mais, uma oportunidade para passar mais tempo com nossa família, para ler mais a Bíblia, e acima de tudo uma oportunidade para perceber o valor da vida lembrar que ela passa rápido, e que é muito frágil, por isso deve ser cuidada; cuidando da nossa saúde física, mental e espiritual, e principalmente que a vida é muito valiosa para desperdiçar ela com mágoas rancores, ressentimento, vaidade e egoísmo. 

Você poderá dizer, mas Pe. Eduardo, nem tudo são flores, passaremos por dificuldade, por provações, pro recessão pro desemprego, pela perda de amigos e pessoas amadas. Sim passaremos por dificuldade, mas também estamos vendo coisas boas acontecer tipo: a redução do peço dos combustíveis, menos poluição na água e no ar, estamos com mais tempo para nós, para a família e para Deus, tanto tempo, que nem sabemos o que fazer com ele. 

Além muitas outras coisas: os pais estão com os filhos; a família ficou em casa no final de semana e passou tempo junto; o trabalho deixou de ser prioritário, as viagens e o lazer também. 

Sem falar que nunca na vida tivemos oportunidade como agora para repensar nossa vida, nossos valores nossos comportamento. 

Agora mais do que nunca vale a solidariedade. Não podemos dar vazão ao egoísmo, não podemos deixar as prateleiras do mercado vazias, pois estocar alimento além de ser desnecessário é crueldade para que não tem recursos para isso, e nós cristãos não podemos ser cruéis. 

Nesse momento, histórico o mais importante é não deixar o medo tomar conta, mas permanecer firmes na fé, pois “em tudo isso somos muito mais que vencedores” (Rm 8, 37), na Cruz redentora de Cristo. E Lembre “o sofrimento do Tempo presente nem podem ser comparado com o que o Senhor preparou para aqueles que O amam” (Rm 8,18). “Permanecei firmes na fé, pois que perseverar até o fim será salvo” (Mt 24,13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails