sábado, 21 de maio de 2022

50tão

Quando eu tinha 8 anos, o pai fez uma bonita festa comemorando os seus 40 anos lá em encantado, eu me lembro que naquela noite eu fiquei pensando quando eu deitei, meu pai está bem velhinho, logo ele vai morrer e eu vou ficar sem pai. O tempo passou de pressa hoje eu seu o velhinho, e o pai tai aí firme e forte.

Celebrar 50 anos, não é pouca coisa! Significa: saudade de tudo que já vivi; gratidão a todos que sempre estiveram ao meu lado; esperança de dias melhores; e urgência na minha conversão, pois o tempo passa muito rápido.

Como nossa Santa Mãe Maria Santíssima devo exclamar: o Senhor fez em mim maravilhas. O Senhor olhou para a pequenez do seu servo e fez grandes coisas em meu favor.

Com gratidão, esperança, saudades, e Fé, que desejo celebrar com vocês, meus 50 anos de vida. Estou até admirado que tenha vindo tantas pessoas pois eu sei que não sou fácil.

A vocês meus parentes e amigos, não preciso me apresentar. Sou o que sou desde que vim ao mundo: o mesmo sorriso –ainda tenho todos os dentes, uma boa casmurrice disfarçada em serenidade, traços de bondade, boa dose de impaciência e ansiedade, preferência pela solidão, boa memória, mas com certa preguiça intelectual, muito prático, apaixonado pelo belo e pela organização.
Choro pouco. Poderia chorar mais.

Comove-me a bondade, o sofrimento inocente, as injustiças, espetáculos de arte. Irrita-me a desonestidade, a covardia de quem estraga a vida de pessoas, sem assumir seus atos, o famoso - dá o tapa e esconde a mão. Posso afirmar com certeza que, pela graça de Deus, nunca agi maldosamente em relação a outras pessoas mesmo que me tenham feito mal a alguém não foi minha intenção. Busquei sempre ver o lado bom que existe em cada um.

Exerci diversos cargos e funções, em todos sempre busquei a união das pessoas, nunca a divisão, sempre procurei jogar o balde de agua fria, nunca coloquei lenha na fogueira. Em todos os cargos que tive, sempre tentei dar a cada um o espaço que o faria mais feliz. Nem sempre acertei.
Tenho consciência dos meus limites. São muitos.

Deus me deu amigos e amigas. Mais do que mereço. Me sinto rodeado de bênçãos de Deus. Enumero as principais: minha família, minha terra natal a Cidade de Cachoeirinha, o Estado do Rio Grande do Sul, o povo gaúcho, a Igreja da Arquidiocese de Porto Alegre, as Paroquias que eu servi como padre, Nossa Senhora de Navegantes de Arambaré, São João batista de Camaquã, Imaculada Conceição e Nossa Senhora de Fatima de Canoas, São Sebastião de Porto Alegre, desde então ele tem sido o meu Santo, e o Meu santo é forte, e a Nossa Senhora da Boa Viagem de Cachoeirinha, onde fui batizado, ordenado e até hoje muito amado.

Algumas paixões marcaram minha vida: a Primeira e maior até hoje, Nossa Senhora Aparecida, Guadalupe, São Sebastião, São Carlos de Foucauld, Santa Josefina Bakita, a Bandeira do Divino, e a maior de dotas as devoções da Igreja o Sagrado Coração de Jesus.

Aprendi muito com a pastoral da sobriedade, como os dependentes químicos e seus familiares, com a Legião de Maria e com os 6 anos que estive diariamente na Rádio Aliança.

Gosto de uma fofoquinha, mas quem não gosta?
Amo jardins e confeitarias, mas isso não preciso dizer, vocês já sabem.

Minha maior frustração é não ter desenvolvido nem dom musical, já me convenci que nunca vou tocar um instrumento, e embora, desafine até nos parabéns a você vou continuar cantando, azar de vocês que tem que me escutar.

A primeira oração que faço todos os dias ao acordar é uma Ave Maria. Digo Ave Maria e fico em silêncio esperando que ela me responda Ave Eduardo, até agora não respondeu, mas quem sabe um dia, não vou perder nunca essa esperança.

E sempre quando comungo faço a oração de Santo Inácio: Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, minha memória, meu entendimento e toda a minha vontade, tudo o que tenho e possuo vós me destes, com gratidão vos devolvo. Dai-me somente o vosso amor, vossa graça.
Isto me basta, de nada mais preciso. Amém.

No Evangelho, Jesus fala em amizade e amor. Diz que a amizade não é somente a gente simpatizar uns com os outros, não é somente gostar da companhia do outro. Amizade é compromisso, amor é compromisso e fidelidade.

Meus amigos, estou cada vez mais velho e rabugento, cada vez mais tímido e casmurro, mas não sou ingrato e continuo com boa memória, pois isso contem sempre com minha amizade, amor, compromisso e fidelidade

Eu creio que cada pessoa leva dentro de si um desejo de Deus, porque fomos criados por Deus e para Deus, e só em Deus encontramos a verdadeira felicidade que não se cansamos de procurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails