quinta-feira, 17 de novembro de 2011

VIVER UM DIA DE CADA VEZ

Para aqueles que estão em Recuperação, quer seja de substancias psico activas ou comportamentos, devem procurar lidar com os seus sentimentos de uma forma construtiva. Viver as dificuldades do dia-a-dia, viver no presente, pode ainda ser extremamente frustrante e penoso se pensarmos que Recuperação significa mudança e, em alguns casos, recomeçar do zero. Esta realidade acarreta desafios e adversidade, reconquistar a confiança e a honestidade, adaptação ao sistema familiar, superar o estigma, quebrar as barreiras da negação e enfrentar a vergonha tóxica. Recuperação não significa cura e não é um acontecimento isolado, mas um processo de transformação de avanços e recuos.

Ninguém se torna adicto de um dia para o outro, por isso, a recuperação é também gradual e progressiva sendo importante o tempo. Este tempo, não é controlável, mas extremamente importante, muitas vezes sustentado em fracassos, na rejeição, na perda de controlo, nos erros mas também em pequenas "grandes" vitorias e desafios de crescimento emocional e espiritual.

Viver um dia de cada vez implica ter um plano e um compromisso para com a recuperação. Significa viver no momento presente, aqui e agora, um minuto, uma hora, uma manhã, uma tarde de cada vez. Viver no momento como se mais nada fosse realmente importante. Não alimentar a preocupação e ou ansiedade em ter resultados imediatos e milagrosos, do tipo "Eu quero ter uma relação... Quero ser aumentado no emprego... Quero ser aceite pela minha família…" Por vezes este "Quero" significa uma crença irreal de tudo ou nada, capaz de boicotar a recuperação.

Na minha opinião, desperdiçado muito tempo de nossas vidas, em preocupação, antecipando cenários catastroficos gerados pela nossa mente. Preocupados com o passado e com o futuro. Preocupados para que os outros gostem de nós e preocupados com as perdas. Sem ter a consciência, podemos transformar o nosso presente, numa mão cheia de problemas insolúveis e preocupantes. Todavia, quando chega o fim-de-semana ou o mau tempo, ficamos ansiosos por não ter nada para fazer. Viver no momento, “um dia de cada vez” pode significar:

- Flexibilidade; mudança nas crenças e valores morais e espirituais, confiar, entrega, fé e esperança, ouvir os outros e seguir sugestões.

- Planear; ser objectivo, concreto e realista. Avaliar os prós e contras.

- Rendição; reconhecer a impotência, a incapacidade de controlar as outras pessoas, ser honesto e pedir ajuda.

- Passado; não podemos modificar o passado. Reconhecer a doença. Lidar com o ressentimento, por vezes irracional, de uma forma construtiva.

- Futuro; não podemos antecipar e controlar as pessoas e o tempo, fonte de ansiedade e atitudes negativas. Evitar as projecções negativas. Podemos sonhar/ambição com objectivos (propósito) e desafios (sentido da vida), visualizar as metas; “Não viver nos castelos, mas podemos sonhar com eles.”

- Gratidão; elabore uma lista de coisas pelas quais se sente grato (humildade).

É possível interromper o processo destrutivo da adicção activa; é possível recuperar...um dia de cada vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails