terça-feira, 13 de agosto de 2013

A Coodependência - Família

É muito comum ouvirmos afirmações do tipo: Eu nunca pensei que isso fosse acontecer na minha família!

É claro que ninguém espera, e muito menos deseja, que um membro da família, ou um amigo, venha a se envolver com drogas.

Mas, infelizmente, isto pode acontecer. Principalmente com as proporções epidêmicas que o uso e o abuso das drogas vem atingindo no mundo inteiro, inclusive aqui, perto de nós.

Qual família que tenha um ente dependente e que não acaba tornando co-dependente? Na realidade de uma forma ou de outra a família acaba sendo arrastada juntamente com o ente pelas profundezas das drogas e assim, adoecem junto com eles.

Quando lidamos com sentimentos, emoções dificilmente a razão consegue ter o controle em relação a dependência química, abalando as estruturas das famílias.

Na realidade a co-dependência está inserida dentro da estrutura psicológica da sociedade, do membro familiar, inclusive do próprio ente dependente da família. A coodependência está relacionada as questões culturais, sociais, comportamentais.

A coodependência é construída tanto pelo ente que é dependente – uma característica da dependência química é levar o usuário e torna-se o outro coodependente – mas também ela é construída pelos membros familiares. 

O coodependente é ainda pior do que a pessoa propriamente dependente, pois na realidade se encontra doente e não tem noção disto. Muitos deles têm comportamentos mais acentuados que o ente que faz uso de drogas; alias muitos coodependentes também são dependentes, são comuns familiares fazerem usos de varias drogas psicoativas como calmantes, antidepressivos, como também é comum vermos familiares com comportamentos adictos sem o uso de drogas. 

Mas ainda assim, acredito que a partir de um trabalho de desestigmatização da dependência química, somando a informação, o conhecimento sobre a dependência é possível minimizar sensivelmente o grau de co-dependência da família.

Regina Bittencourt da Costa
Psicóloga Especialista em Dependência Química.
CRP 07.12.504

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails