segunda-feira, 5 de agosto de 2013

TRANSFIGURAÇÃO

Logo antes da transfiguração, Jesus havia dito aos discípulos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me” (Lc 9,23).
Eles estavam caminhando para Jerusalém, onde o próprio Jesus havia adiantado que seria preso e condenado à morte. Tudo isso causou uma enorme decepção e desânimo nos discípulos. A transfiguração veio dar-lhes ânimo e esperança.
“Este é o meu Filho, o escolhido. Escutai o que ele diz.” Deus Pai quis dizer aos discípulos, e a nós, que tudo o que Jesus falou e fez, ele assina em baixo. O apoio que Jesus recebeu foi pesado. Veio de Deus Pai e dos dois principais líderes do Antigo Testamento: Moisés e Elias. Eles representam o Antigo Testamento: A Lei (Moisés) e os profetas (Elias). A Boa Nova de Jesus veio em continuidade ao Antigo Testamento.
“Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu à montanha para orar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência...” Quando rezamos, Deus vem nos socorrer, e a sua ajuda é sempre apropriada e eficaz.
Quando rezamos, Deus sempre vem e resolve os nossos problemas, sejam eles quais forem, mesmo que seja o desânimo na fé. Se rezarmos na hora de uma crise, recuperaremos a nossa identidade. O encontro pessoal e suplicante com Deus nos reabilita, nos reintegra na Comunidade.
 “Sua roupa ficou muito branca e brilhante”. Isso mostra-nos que a natureza também deve ser transfigurada. Portanto, a nossa missão de transfiguradores do mundo é muito ampla.
Somos chamados a ir, aos poucos, vencendo o pecado, que nos desfigura, e ir nos transfigurando através da prática das virtudes e das boas obras, e também transfigurando o mundo.
“Pedro disse a Jesus: Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas...” Precisamos intercalar oração e ação. Não podemos fazer tendas, como queria Pedro, e instalar-nos na montanha, permanecer sempre lá. Na planície, lá em baixo, há pessoas precisando de nós. A transfiguração foi uma pequena antecipação do céu. Mas os discípulos ainda tinham uma longa caminhada na terra, a fim de implantar o Reino de Deus, que é de verdade, de justiça, de graça, de amor e de paz para todos. Em outras palavras, os discípulos de Jesus, de ontem e de hoje, são os transfiguradores do mundo.

Maria Santíssima nunca foi desfigurada pelo pecado. E ela é, depois de Jesus, a maior agente de transfiguração do mundo. Santa Maria, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails