sábado, 3 de janeiro de 2015

CT SAUDÁVEL X CT DOENTE

Alguns exemplos reais da “CT saudável” e “CT doente”: 

 
“CT SAUDÁVEL”
“CT DOENTE”
- Ao dar uma experiência educativa a equipe considera o indivíduo que praticou o ato e procura, através da experiência, fazer com que ele reflita sobre o ato. Exemplo: um residente que atrasa para acordar deverá, por uma semana, ser o “despertador” de toda a CT.  

- Sempre que possível às experiências educativas são individualizadas.

- O residente tem liberdade para dar autoajuda a qualquer pessoa da equipe. Ex: Fui confrontado por um residente por furar a fila do almoço.

- A equipe quando comete erros ou injustiças pratica o 9 passo de Alcoólicos Anônimos. Exemplo de humildade concreta aos residentes. Na nossa experiência esta postura faz com que o residente respeite ainda mais o nosso trabalho. .

- Postura da equipe com autoridade e não autoritarismo.  (Pelo Exemplo)

- Um residente que não sabia nem fritar um ovo, ao ser escalado para a cozinha e receber o apoio da equipe, não só aprendeu a fazer muito bem o seu trabalho na cozinha, como pelas suas anotações deixou para a CT,  um caderno de receitas: com todas as dicas que não encontramos nos livros normais.

- Quando algum familiar insiste, por gratidão, a dar um presente é orientado a presentear a CT e não alguém em especial.

- A equipe trata os residentes de maneira igualitária sem distinção de raça, credo, religioso, condição social, econômica e cultural. 


- Equipe fala a mesma linguagem e demonstra postura em harmonia aos princípios da CT. Princípios acima das personalidades. 


- Equipe tem uma carga horária equiparado entre plantões e folgas.
- Diante de um comportamento inadequado o residente fica o dia todo na enxada. Muitas vezes temos residentes que se “escondem” no trabalho e deixá-lo o dia todo na enxada só força este mecanismo.

- “Por preguiça” da equipe em observar quem está com comportamento inadequado a experiência educativa é coletiva. Ex; Perda de atividades de lazer e até   de direitos básicos como a “mistura” da refeição.

- Residente não tem direito a questionamentos, pois a palavra chave é aceitação. Algumas equipes “produzem” situações para testar a aceitação do residente. A equipe jamais comete erros. (Quanta onipotência!)  

 -  A equipe diz: não podemos reconhecer que erramos porque senão perdemos o respeito de todos.

- Posturas autoritárias da equipe. (Medo de perder o controle.).  (Carteiraço)

- Um residente tem uma determinada habilidade e a equipe “explora” isto prejudicando o tratamento como um todo, ou ainda pior o residente é utilizado para trabalhos particulares para a equipe. (Infração ao Código de Ética da Federação Brasileira de CT`s.)



- Equipe recebe presentes dos residentes e familiares e, muitas vezes, privilegia, esses residentes (outra infração ao Código de Ética).  

- A equipe faz distinção entre os residentes, principalmente, na questão econômica. Se a família do residente paga um valor alto, ele terá “direitos” especiais. (Outra infração).  

- Equipe com pessoas inseguras que para demonstrarem poder desautorizam orientações dadas por outros, deixando os residentes confusos. Personalidades acima dos princípios.

- Equipe trabalha 21 dias e folga 7. Isto prejudica a saúde mental da Equipe e a relação com os residentes.

 
Só para acrescentar mais um exemplo: a equipe fazer suas refeições separadas dos residentes, com menu diferente e preparado pelos próprios residentes. 

A equipe deve fazer as refeições todos juntos como uma grande família.

Se a CT em que você trabalha está com alguns itens “doentes” é seu dever lutar para que isto mude. Sei que existem limitações e, às vezes, por falta de informações são cometidas atitudes doentes. Não omita e não seja cúmplice, procure ter muita habilidade para propor mudanças e acredite que elas são possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails