“CT
SAUDÁVEL”
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“CT
DOENTE”
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- Ao
dar uma experiência educativa a equipe considera o indivíduo que praticou o
ato e procura, através da experiência, fazer com que ele reflita sobre o ato.
Exemplo: um residente que atrasa para acordar deverá, por uma semana, ser o
“despertador” de toda a CT.
- Sempre que possível às experiências educativas são individualizadas.
- O residente tem liberdade para dar autoajuda a qualquer pessoa da equipe.
Ex: Fui confrontado por um residente por furar a fila do almoço.
- A equipe quando comete erros ou injustiças pratica o 9 passo de Alcoólicos
Anônimos. Exemplo de humildade concreta aos residentes. Na nossa experiência
esta postura faz com que o residente respeite ainda mais o nosso trabalho. .
- Postura da equipe com autoridade e não autoritarismo. (Pelo Exemplo) - Um residente que não sabia nem fritar um ovo, ao ser escalado para a cozinha e receber o apoio da equipe, não só aprendeu a fazer muito bem o seu trabalho na cozinha, como pelas suas anotações deixou para a CT, um caderno de receitas: com todas as dicas que não encontramos nos livros normais. - Quando algum familiar insiste, por gratidão, a dar um presente é orientado a presentear a CT e não alguém em especial. - A equipe trata os residentes de maneira igualitária sem distinção de raça, credo, religioso, condição social, econômica e cultural. - Equipe fala a mesma linguagem e demonstra postura em harmonia aos princípios da CT. Princípios acima das personalidades. - Equipe tem uma carga horária equiparado entre plantões e folgas. |
-
Diante de um comportamento inadequado o residente fica o dia todo na enxada.
Muitas vezes temos residentes que se “escondem” no trabalho e deixá-lo o dia
todo na enxada só força este mecanismo.
- “Por preguiça” da equipe em observar quem está com comportamento inadequado a experiência educativa é coletiva. Ex; Perda de atividades de lazer e até de direitos básicos como a “mistura” da refeição. - Residente não tem direito a questionamentos, pois a palavra chave é aceitação. Algumas equipes “produzem” situações para testar a aceitação do residente. A equipe jamais comete erros. (Quanta onipotência!)
- A equipe diz: não podemos reconhecer que erramos porque senão perdemos o
respeito de todos.
- Posturas autoritárias da equipe. (Medo de perder o controle.). (Carteiraço)
- Um residente tem uma determinada habilidade e a equipe “explora” isto prejudicando o tratamento como um todo, ou ainda pior o residente é utilizado para trabalhos particulares para a equipe. (Infração ao Código de Ética da Federação Brasileira de CT`s.) - Equipe recebe presentes dos residentes e familiares e, muitas vezes, privilegia, esses residentes (outra infração ao Código de Ética). - A equipe faz distinção entre os residentes, principalmente, na questão econômica. Se a família do residente paga um valor alto, ele terá “direitos” especiais. (Outra infração). - Equipe com pessoas inseguras que para demonstrarem poder desautorizam orientações dadas por outros, deixando os residentes confusos. Personalidades acima dos princípios. - Equipe trabalha 21 dias e folga 7. Isto prejudica a saúde mental da Equipe e a relação com os residentes. |
Só para acrescentar mais um exemplo: a equipe fazer suas refeições separadas dos residentes, com menu diferente e preparado pelos próprios residentes.
A equipe deve fazer as refeições todos juntos como uma grande família.
Se a CT em que você trabalha está com alguns itens “doentes” é seu dever lutar para que isto mude. Sei que existem limitações e, às vezes, por falta de informações são cometidas atitudes doentes. Não omita e não seja cúmplice, procure ter muita habilidade para propor mudanças e acredite que elas são possíveis.
Se a CT em que você trabalha está com alguns itens “doentes” é seu dever lutar para que isto mude. Sei que existem limitações e, às vezes, por falta de informações são cometidas atitudes doentes. Não omita e não seja cúmplice, procure ter muita habilidade para propor mudanças e acredite que elas são possíveis.
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