quinta-feira, 18 de agosto de 2016

AGOSTO MÊS DO DESGOSTO ? ? ?

O mês de agosto é popularmente conhecido como o mês do desgosto. É difícil afirmar qual a origem exata desta crendice. Sabemos que foram os romanos quem deram este nome ao oitavo mês do ano, numa homenagem ao imperador Augusto. Os próprios romanos naquela época, já acreditavam no mau agouro deste mês.

É no mês de agosto, especificamente no dia 24, que se comemora o martírio do apóstolo São Bartolomeu (Natanael). Sua pregação do Evangelho, promoveu milhares de conversões ao cristianismo na Armênia, o que provocou a inveja dos sacerdotes locais. Fato que motivou sua execução; primeiro lhe tiraram a pele e depois o decapitaram. (em 24 de agosto de 51 d.C)


São Bartolomeu sem a pele, 
antes de ser decapitado.

Já deu para perceber que o dia 24 de agosto é associado ao mal e a inveja.

As mulheres portuguesas não casavam nunca no mês de agosto, época em que os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Os colonizadores portugueses trouxeram esta crença para o Brasil.

Na Alemanha, entretanto, as mulheres não acreditam nesta superstição. Enquanto em muitos países maio é o mês das noivas, lá as moças sonham casar no mês de agosto. 

Mas, apesar de muita gente se dizer incrédulo nos azares próprios do mês de agosto, nos meus 17 anos de padre nunca assisti um matrimônio neste. A verdade é que as pessoas - acreditando ou não - preferem não brincar com essa crendice.

Para nós agosto é uma época especial por ser o mês vocacional, nesse mês a Igreja nos convida á intensificar as orações e as ações em favor das vocações. 

Assim, no primeiro domingo o destaque é o dia do padre, no segundo o dia dos pais, no terceiro domingo a vocação consagrada, feminina e masculina e no quarto domingo os ministérios leigos e, de modo especial, os catequistas. Quando o mês de agosto tem cinco domingos, no quinto, a igreja celebra a vocação dos catequistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails