sábado, 9 de setembro de 2017

CORREÇÃO FRATERNA

Onde tem relações humanas tem conflitos, seja na comunidade, seja no trabalho, seja na família, e acreditem até mesmo no casamento. 

E em todos os conflitos, não existem inocentes, sempre que alguém brigar com você ou você brigar com alguém, os dois sempre serão culpados. Porque quando um não quer dois não briga.

E ainda em toda a desavença sempre tem três lado, o seu o do outro e a verdade. Pois todo o ponto de vista é visto de um ponto, então sempre lembre de que possibilidade do errado ser você é sempre grande.

Para resolver esses conflitos que fazem parte das relações humanas Jesus nos propõe muito cuidado para corrigir os que erram. Nunca seja através do castigo, e sim, através do amor. Quem ama que não quer ver um irmão se perder, ainda que este irmão tenha errado muito contra ti, sempre devemos acreditar na reconciliação.

É compromisso do cristão, colaborar para que todos se salvem. 

Somos corresponsáveis pelos nossos irmãos. Não podemos deixar de lado, aquele, que na sua fraqueza humana errou simplesmente virar as costas e deixar pra lá, evitar a pessoa dali par frente.

Nossas famílias não podem ser como um amontado de pessoas, que vivem como bem entendem, onde ninguém se interessa pelo o bem do outro. Ser cristão é comungar do mesmo Cristo, amando-nos mutuamente, exercitando o perdão.

Todos nós, temos necessidade de correção, pois não somos perfeitos.

A correção é um ato de amor, difícil de praticar, mas vale a pena, pois com ela podemos salvar um irmão, dar-lhe a chance de reparar o seu erro.

Para ter êxito a correção, depende de nossa postura diante do irmão, nunca como juiz, sempre como enfermeiro. Papa Francisco nos diz: a Igreja não deve ser Juiz a apontar erros, a uma enfermaria que acolhe os feridos. 

O Evangelho de hoje, nos indica alguns passos:

1º - “Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão.” O diálogo, deve ser sempre o primeiro passo, muitas questões se resolvem, através do diálogo, pois dependendo do que ouvimos, podemos perceber que tudo foi um mal entendido, ou um ato impensado. 

Antes porém reza antes pela pessoa, cuide para que no final da conversa a pessoa se sinta mais amada do que antes, pois amor aproxima de Deus e repreensão afasta. 

2º - “Se ele não te ouvir, toma consigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas.” Muitas vezes, os desentendimentos entre os familiares podem ser resolvidos com a ajuda de uma terceira pessoa que nem é daquela família, uma pessoa neutra pode enxergar com clareza a verdadeira causa do atrito que em geral não passam de "picuinhas" bobas. Além de que amigo é remédio para acalmar os ânimos, 

Às vezes o discernimento a dois pode nos convencer, de que não foi tão grave assim, e que vale a pena, manter o convívio com aquela pessoa, pois com o passar do tempo, ela mesmo pode perceber seu erro e se corrigir.

Além do que às vezes somos influenciados por simpatia e antipatia, por isto, é importante, consultar outra pessoa, a respeito do ocorrido.

3º “Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja”. Dizer a Igreja, é como se dizer: agora, vai depender dele com Deus, pois, humanamente, foi feito tudo o que podia ser feito, só nos resta rezar por ele.

O grande problema, em se tratando de correção, é que muitos de nós, invertemos a ordem dos passos, começando por comentar com os outros, antes de falar com a pessoa. Criando caso antes de dar a chance para a pessoa.

Como Cristão, não podemos desistir do irmão assim tão fácil, e nem ficar assistindo a sua ruína, se podemos fazer algo em seu favor! 



“Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”. Quando Jesus se faz presente, no meio das pessoas que buscam soluções para determinadas situações, podemos ter certeza: tudo se resolve, tudo tem um final feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails