terça-feira, 10 de outubro de 2017

ANO MARIANO

O povo brasileiro tem uma bela relação com Maria, a mãe de Jesus, seja como pelo titulo de Aparecida, nossa padroeira que há 300 anos veio morar conosco, seja pelo titulo de Fátima que há 100 anos nos veio visitar, falando a nossa língua. Essa relação de amor e devoção tem uma raiz bíblica, que procuramos tornar bem mais profunda neste ano Mariano, pois todo os discípulos de Jesus somos chamados a fazer sua vontade, mantendo viva a nossa esperança, transformando, por nossas ações, as realidades de morte em vida, de trevas em luz, de miséria em abundância e violência em PAZ.

Aparecida e Fátima remetem à figura de Maria como imagem da igreja triunfante, tornado visível para nós o nosso destino, o céu e o nosso caminho de uma igreja peregrina, chamada a fazer a vontade de Deus. Dando-nos a certeza que a melhor coisa que pode nos acontecer é a vontade de Deus.

A presença de Nossa Senhora em Fátima e o aparecimento da pequena imagem foram grandes sinais do alto, sinal de que Deus ouve as preces dos simples e pequeninos. A partir desse sinal, pesca foi abundante, o muro caiu, a paz retornou, milagres incontáveis acontecem até nossos dias. 

Neste dia, no Brasil, também comemoramos o dia das crianças. Elas aguardam de todos nós um sinal de um país mais justo, humano, solidário e que saiba cuidar do seu povo com carinho e proteção. Aguardam sinais de vida, que devem ser cultivados e promovidos já agora, para que o seu futuro seja de abundância e paz. Que a honestidade expulse a corrupção de nossa amada nação.

Gosto sempre de imaginar a cena daquele casamento em Caná da Galileia. Deve ter sido um casamento de pessoas simples, pobres, como humilde e pobre era Maria. Porque para que Maria e Jesus fossem convidados, o casal nubente só poderia ser pobre, já que a disparidade entre as pessoas era tamanha, que ricos e pobres jamais se misturavam, especialmente em festas. Hoje, na verdade não é muito diferente!

Maria, que é mãe, e mãe sempre esta atenta, percebe que os noivos pobres poderiam passar vergonha, já que o vinho começava a faltar. A mãe chama o filho e intercede. Jesus não parecer dar uma resposta muito amigável. Mas a mãe conhece o filho que tem. Maria vai aos serventes e lhes diz: “fazei o que ele vos disser!” 

A confiança no filho é maior que sua preocupação. O milagre acontece justamente pela fé de Maria em Jesus. Desse ano Mariano também nós, todos nós, podemos testemunhar de norte a sul do Brasil, nossa confiança na intercessão de Maria. Pois ela é mãe e mãe não nos deixa os filhos esperando, não nos faz passar vergonha, mas intercede por nós. 

Porém é preciso atender a sua ordem dada aos serventes e também a nós hoje: fazer o que Jesus nos pede! E o que Jesus nos pede? Que nos amemos uns aos outros! 

Se nos amarmos, o mundo terá mais paz, Cachoeirinha terá mais paz, o mundo será muito mais bonito, do jeito como Deus o criou e desejou para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails