sexta-feira, 23 de agosto de 2019

A PORTA ESTREITA

Diversas passagens nos mostram Jesus ocupação em ensinar os discípulos. A maior parte do seu tempo na verdade, o Senhor dedicava à formação dos discípulos, fosse explicando as parábolas ou respondendo às suas questões, e às vezes dando algumas broncas. 

O futuro da Igreja está na formação de novos cristãos, para que sejam uma presença no mundo, atuando nas pastorais da igreja, e nas organizações sociais. 

Sabemos também que, Jesus sempre foi claro e direto para com eles, mas os discípulos tinham muita dificuldade para entender, isso porque, o que Jesus ensinava era muito diferente do que eles esperavam, por isso sentiam medo. 

Eles queriam conforto e vida boa, mas Jesus fala da Cruz, os discípulos discutiam sobre quem dentre eles é o maior, e Jesus fala de humildade e serviço. O Senhor vê que eles não tinham entendido nada, e mais uma vez Ele explica: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos! ” Que paciência tem o Senhor, não se cansa de repetir sempre de novo, não desanima com os resultados! 

Hoje no Evangelho ele pede para que façamos o nosso melhor, pede para que façamos todo o esforço, pois a porta é estreita, e muitos tentarão e não conseguirão. 

Uma boa formação cristã deve nos ajudar a aceitar a nossa cruz, não é fácil, mas é o único caminho para seguir o Senhor. 

Nós até usamos fazer o sinal da cruz, beijamos a cruz, trazemos ela pendurada ao pescoço, veneramos a cruz... 

Mas, o caminho da cruz se faz no dia a dia! Nas dificuldades da vida, nas pequenas renúncias diárias, nas doenças, na morte de uma pessoa querida, nas perdas que a vida nos apresenta, na aceitação da vontade de Deus... 

Todas essas coisas nos põem à prova. Jesus passou por esse caminho, e nos convida a segui-lo. Nossa tentação é mesma a dos primeiros discípulos: um cristianismo fácil, adequado com a mentalidade do mundo, que não custe muito esforço! Se assim for, estaremos longe de Jesus. E coremos o risco de não passar pela porta estreita. 

Mas atenção, fazer todo o esforço, como o Senhor nos pede, não significa que estamos sozinhos nessa batalha. É o amor ao Senhor que torna a nossa cruz possível de ser carregada. 

Experimentamos esse amor nos momentos de oração, lendo o Evangelho, procurando por ele nos sacramentos da confissão e da Eucaristia. 

Esse é todo o esforço que o Bom Deus nos pede, o esforço de estar com Deus, de onde vem a nossa força. 

Sem essa fé vivida na pratica, não tem esforço que nos mantenha de pé quando vier as dificuldades, largaremos o caminho Senhor... 

E por que o Senhor nos escolheu um caminho tão difícil? Porque fomos quebrados pelo pecado, estamos doentes interiormente! O pecado nos desfigurou! Vejam a nossa realidade: guerras interiores, paixões, disputas, autoafirmação doentia, desordens e toda espécie de obras más... Isso tudo nos fecha para Deus, nos faz escravos do ter, do poder e do prazer. É a cruz do Senhor quem nos purifica, nos corrige e nos liberta. 

O Senhor nos oferece o caminho da cruz porque não há outro caminho. Somente risos, cantorias e boa vontade não nos colocariam de verdade em comunhão com o Senhor no seu caminho. O mistério do pecado é sério demais, profundo demais para ser tratado com leviandade. 

Agora, a formação dos cristãos é um trabalho lento, que só produz fruto em longo prazo. É preciso ter paciência. Por exemplo, se perguntarmos para uma catequista mais velha, de quem ele aprendeu todas as coisas bonitas que sabe, ela vai citar, provavelmente, alguém que já morreu. Não podemos visar frutos imediatos; precisamos pensar longe, e não querer colher todos os frutos das sementes que lançamos. 

Existem duas maneiras de formar cristãos: uma nos cursos e nas atividades pastorais e a outra na convivência com os idosos, que comunicam aos mais novos a sua longa experiência de vida cristã. 

Que nós, a exemplo de Jesus, nos dediquemos mais à nossa própria formação, e passemos para os nossos irmãos e irmãs o que aprendemos. 

Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails