sábado, 31 de agosto de 2019

HUMILDADE E GRATUIDADE

Falando das três virtudes mais importantes na vida dos cristãos, a fé a esperança e a caridade, em relação a humildade, percebemos como o orgulho é o maior obstáculo à fé, pois o orgulho é autossuficiente, é certo que a humildade torna a nossa fé mais poderosa, uma vez que a humildade sabe que sem Deus nada pode. 


O mesmo se diga da esperança: o orgulhoso confia em si mesmo e presume demasiado das próprias forças; quase nem pensa em implorar o auxílio divino. O humilde, pelo contrário, põe toda a confiança em Deus, porque desconfia de si mesmo. 

A esperança por sua vez, torna-nos mais humildes, porque nos mostra que os bens celestiais estão de tal modo acima de nossas forças que, sem a força do alto não poderíamos alcança-los. 

A caridade tem por inimiga o egoísmo; e floresce nos mais humildades, visto que são as mãos mais pobres que mais se abrem para partilhar. 

Percebemos em nossa sociedade pessoas correndo atrás dos primeiros lugares, escolhendo o trabalho que dê mais lucro, procurando lugares que deem destaque, status e importância. E isso cria um clima de rivalidade, de ódio e conflitos; trazendo sérios estragos para as pessoas, além de sérios estragos na família, no ambiente de trabalho, na sociedade e também nas igrejas. É daí que nascem os egoístas, interesseiros e corruptos, endividando as pessoas e tirando-lhes a paz. 

Da humildade vem a competição que diferente da rivalidade que busca destruir o outros, pois o vê como adversário, o humildade entra na competição procurando ser mais competente no que faz, visto que humilde e sabe que sempre pode ser melhor do que é, não vê os outros como adversários, mas como colegas, aprende com eles, ensina, e nessa partilha da competição saudável, todos crescem todos saem ganhando. 

Jesus nos diz: “Quem se exalta será humilhado e aquele que se humilhar será exaltado; Quando deres uma refeição, não convide os que poderão te retribuir; pelo contrário, convida os pobres. Terás uma recompensa na ressurreição dos justos”. 

Jesus não rejeita o amor familiar, nem as relações amistosas. O que não aceita é que elas sejam exclusivas, sem espaço para os que são de fora desse círculo, Jesus não aceita são as panelinhas, que só entram os ricos, e onde os menos favorecidos são barrados. 

Os cristãos precisam construir um mundo mais humano e fraterno, rompendo as panelinhas baseadas apenas nas convenções sociais. 

Será que é possível viver de forma desinteressada, gratuita? É possível amar sem esperar nada em troca? 

Estamos tão afastados de Jesus se nossas relações de amizade e até familiares são ditadas por interesses e conveniências. 

O caminho da gratuidade é difícil, pois, é necessário aprender a dar sem esperar muito, perdoar sem exigir, ser paciente com as pessoas desagradáveis, ajudar pensando apenas no bem do outro. 

O dinheiro nos faz ricos. 
O conhecimento nos faz sábios. 
A humildade nos faz grandes. 
A gratuidades nos faz inesquecíveis. 

O Livro do Eclesiástico nos ensina que viver com sabedoria, é confiar em Deus na humildade de coração. Pois a humildade é força espiritual para conquistar o afeto, o amor das pessoas, e as mais poderosas graças de Deus. 

Deus se revela aos simples e pequeninos e se oculta aos orgulhosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails