sexta-feira, 6 de setembro de 2019

SÃO FRANCISCO

E o que é ser discípulo de Jesus? 
Tudo o que deve ser um verdadeiro discípulo, um seguidor de Jesus, está na ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO. A qual nos ensina a sermos cristãos discípulos na prática. Veja:

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. 
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
O discípulo de Jesus é aquele que transpira paz e amor no seu olhar, no seu sorriso, gestos e escolhas.

Onde houver ofensa , que eu leve o perdão, 
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
O discípulo leva a reconciliação e o perdão de Jesus, fazendo cessar as tempestades na vida das pessoas, as rixas, as desavenças, as brigas, conduzindo-as a reconciliação e a paz. Resolver desavenças, fazer as pessoas se entender é um milagre corriqueiro na vida do discípulo de Jesus.

Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
A maior parte dos problemas não temos recursos para resolver, então o discípulo reza, pede ajuda ao Espírito Santo que Ele vai lhe dar o jeito, o momento e a oportunidade, pois a fé nos liga a Deus. 

Onde houver erro, que eu leve a verdade,
O erro pode ser representado com um tanque grande de água suja, difícil de ser entornado, mais que podemos ir despejando água limpa dentro dele, e a água suja vai saindo até que a sujeira seja insignificante, pelo menos isso, que é melhor que não fazermos nada. Quando o discípulo frequenta um ambiente onde o erro predomina, pelo seu testemunho começa a purificar o tanque de água suja. Depois é só aguardar um momento adequado, para ir colocando a verdade de forma agradável, nas mentes daquelas pessoas, sem forçar, sem irritar os outros.

Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Quanto desespero no mundo de hoje! O que podemos fazer ou dizer para alguém que está desesperado? Não sei. Mas o discípulo pede o o Espírito de Deus e Ele com certeza sabe e nos dá, palavras de conforto ao irmãos.

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
O discípulo procura ganhar a confiança para depois saber o motivo daquela tristeza, e mostrar que somente em Deus conseguimos a verdadeira felicidade. Mostrar que quem está com Cristo nunca se sentirá triste ou só...

Onde houver trevas, que eu leve a luz
Ambiente pesado, não abala o discípulo, pois ele é um instrumento de Deus, e sua presença ilumina com a luz de Deus, qualquer ambiente sombrio.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado;
Á medida que nos esquecemos dos nossos problemas e nos preocupamos com os problemas do irmão, da irmã, à medida que nos empenhamos em ajudar os nossos irmãos a resolverem os seus problemas, os nossos problemas serão diluídos, resolvidos com grande facilidade.
Primeiro - vamos perceber que as nossas dificuldades, são gotas d'águas diante dos problemas dos outros.
Segundo - pela graça de Deus em recompensa à nossa caridade, vamos perceber que a solução das nossas dificuldades estava o tempo todo bem ali na nossa frente e não a víamos.

Compreender que ser compreendido,
Aqui despojamos do nosso egoísmo, para nos transportar até o irmão, irmã, absorvendo o seu desconforto espiritual, penetrando em cada detalhe daquilo que o perturba. E só ao fazer isso, OUVIR com toda atenção e boa vontade, já começa o alívio do sofrimento dele ou dela. Depois, Cristo vai lhe dizer o que falar para ajudar a pessoa que sofre.

Amar, que ser amado.
Todos querem ser amados, mais poucos amam de verdade. Uns até matam porque descobrem que não estão sendo amados. Há outros ainda que fazem da pessoa amada, objeto de seus caprichos, sua propriedade particular. Isso tudo ocorre porque o egoísmo nos impede de ver que não podemos obrigar a ninguém a nos amar. Mas, pelo contrário, se amarmos, se distribuirmos amor fraterno às pessoas que nos cercam, com toda certeza esse amor voltará para a nossa pessoa.

Pois é dando que se recebe
Não pode colher aquele que não plantou. A vida é um dar e receber. Porém não será feliz aquele que der na expectativa de retorno. Dê por caridade, e não por interesse. E assim você será feliz, pois estará construindo um tesouro nos Céus.

É perdoando que se é perdoado
Na oração do Pai Nosso Jesus já nos orientou a fazer isso. Também no Evangelho Ele nos explicou que será impossível alcançar o perdão de Deus, se nós não perdoamos os nossos irmãos que nos causaram algum tipo de dano ou prejuízo.

E é morrendo que se nasce para a vida eterna...
FINALMENTE, AQUI ESTÁ O OBJETIVO DE TUDO ISSO. QUANDO SAIO DE MIM, PARA IR ATÉ O OUTRO, QUANDO DEIXO DE SATISFAZER A MINHA VONTADE PARA SOCORRER ALGUÉM QUE ESTÁ EM APUROS, QUANDO MORRO PARA OS MEUS INSTINTOS, MEUS DESEJOS, MINHAS PREFERÊNCIAS PARA ME DEDICAR AO SERVIÇO DO REINO, EU VOU NASCER PARA A VIDA ETERNA COMO CRISTO ASSIM O PROMETEU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails