sábado, 14 de setembro de 2019

O FILHO PRÓDIGO

Na parábola do filho pródigo, o filho mais moço pede a herança que lhe cabe abandona o Pai e como sabemos se dá muito mal. 

Só existe uma justificativa para isso, o filho não sabe o pai que tem, porque se ele conhecesse o pai, saberia que o melhor lugar para ele é estar junto do Pai. 

Isso podemos dizer de todos que se afastam de Deus, saem da Igreja, e abandonam a fé. Eles não sabem o Pai que tem, pois se conhecessem a Deus saberiam que não existe nada melhor do que viver em Deus.

E ainda mais, a herança que o Pai do Céu dá aos seus filhos é a vida eterna. Uma herança de valor inestimável. 

Desperdiçar a herança e viver longe de Deus, gastando a nossa vida com egoísmos e vaidades. Quem vive assim não constroem nada, nem amizades, muito menos uma família, desperdiça essa vida, e perde a vida eterna. 

Algumas pessoas, um dia, depois de tanto sofrer, arrependem-se e voltam para o Pai, que os consolará de todas as suas aflições. 

O pai que todo dia olhava o caminho esperando ver o seu filho voltar, representa Deus que todo dia nos oferece uma nova chance de nos arrepender e deixar o caminho que leva a morte e escolher o caminho da vida, da felicidade e da paz. 

A parábola conta também que, o irmão mais velho se sentiu injustiçado pelo pai que deu uma festa para o filho voltou para casa depois de gastar toda a sua herança. Na sua opinião o Pai deveria bater a porta na cara desse vagabundo. 

O que podemos dizer desse filho? O mesmo que o outro, ele não conhece o pai que tem. Esteve sempre na casa do pai, procurou obedecer ao pai toda a vida, mas não se deixou amar pelo Pai. Pois para ele servir ao pai sempre foi apenas uma tarefa a ser feita e não uma resposta de amor, aquele que nos amou por primeiro. 

Conheço muita gente que fica revoltado com Deus por Ele não castigar os malvados. As pessoas mais a favor da justiça do que da misericórdia, são pessoas que só enxergam o tempo presente, como se o céu e o inferno fossem aqui. 

Porém, não é assim. Quem acredita na eternidade, sabe que tempo presente deve ser vivido como preparação para o céu, sem apegos exagerados, sem magoas ou ressentimento. Buscando a Deus todos os dias, e quando errarmos reconhecer nossos pecados, e buscar o perdão de Deus através de uma boa confissão. 

Tentemos imaginar a alegria do filho que fracassa e envergonhado volta para a casa do Pai, e é recebi com uma túnica nova, sandália nova, anel e uma grande festa, é a alegria de ter de volta o que se perdeu. Também nós experimentar essa alegria pela absolvição dos pecados. 

Porém, para experimentar essa alegria depende do arrependimento verdadeiro como o fez aquele filho errante: “Tendo-me levantado, irei a meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti. E de modo algum sou digno de ser chamado teu filho, aceita-me como um de teus empregados. ” O firme propósito de uma mudar de vida,

A grande lição da parábola do filho pródigo é que Deus está mais empenhado em salvar do que em castigar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails