sábado, 21 de setembro de 2019

FIEL NO POUCO

Não somos donos de nossa vida. O mesmo Deus que um dia nos deu a vida um dia nos pedira de volta. Não somos donos de nada, somos apenas admiradores. 

Um dia teremos que prestar contas da nossa administração, como administramos tudo que ele nos confiou, a vida a família, os nossos dons, esse poderá ser o melhor dia de nossa vida ou o pior de todos. 

Todas as nossas palavras e ações nesta vida tem repercussão na nossa vida eterna, para o bem ou para o mal. Aqueles que administram bem Ele dirá: vinde benditos do meu Pai, para a felicidade eterna. Aos maus administradores dirá: Afastai-vos de mim malditos. 

A mensagem principal é: Se sou fiel no pouco, Ele me confiará mais. Jesus compara os bens materiais com os bens eternos. Para Ele, tudo o que Deus nos dá nesta vida são coisas pequenas. Quem é fiel nas coisas da vida, administrando bem, o seu tempo, a sua família, o seu trabalho, seus bens, sua missão, a esses, Deus confiará as grandes, que são o céu e suas alegrias. As coisas deste mundo são o meio que temos para chegarmos a Deus, quando usadas, para o bem de todos. 

Jesus lhes fala de maneira clara: que existem as Riquezas aparentes, passageiras que são enganadoras, infeliz do homem que dedica toda a sua vida apenas a adquiri-las. E existe as Riquezas verdadeiras, os bens espirituais, essas são eternas. 

No tempo de Jesus o administrador não tinha salário, seu dinheiro vinha de emprestar o que era do patrão cobrando juros. Ele deve ter exagerado nos juros que o, desagradou o patrão, e o levaria perder o emprego. Por isso o administrador na eminência de perder o cargo abriu mão de todos os seus lucros, com isso fez amigos, e se fosse realmente despedido teria alguém para acolhê-lo em sua casa. Ele privou-se do que tinha direito para ganhar a amizade dos seus clientes, fazendo um investimento no seu futuro. 

Não posso imaginar um maior investimento no futuro do que a pratica da caridade, pois só levaremos conosco desta vida tudo que soubemos partilhar com os irmãos, nosso amor, nosso tempo, nossos bens, tudo que guardamos egoisticamente para nós, ficará para traz. 

O patrão elogia a rapidez, com que administrador muda sua vida. É com essa rapidez, que precisamos mudar nossa vida de cristãos, deixando o caminho errado para trilhar o caminho da conversão. 

Nosso Senhor nos diz: “Vocês não podem servir a Deus e às riquezas! ” 

Jesus condena é a riqueza adquirida ilicitamente, à custa da exploração do próximo. Um cristão não pode ser escravo da ganância e da avareza, praticando a injustiça. Riqueza não é pecado, o mau uso dela sim. 

O cristão, verdadeiro sabe usar de seus bens, seus dons, seu tempo, para ajudar o próximo, a caridade é a maior virtude que podemos ter, pois nos une a Deus e aos irmãos. 

Assim como o administrador soube mudar o rumo de sua vida, nós também devemos nos examinar diariamente e com a rapidez do administrador deixar o pecado, e viver no amor e na justiça. 

Jesus nos ensina que os bens deste mundo são passageiros e precários e que devemos guardar um tesouro no céu, onde a traça não come, a ferrugem não corrói e o ladrão não rouba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails