quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Ou a nossa fé passa pelo ouvido, cabeça, coração e mãos, ou não é fé, é superstição, fanatismos qualquer outra coisa, menos fé. 

1º o ouvido - Como poderemos crer sem ouvir a Palavra de Deus? Quem não está disposto a ouvir, os pregadores da palavras, quem não vem na missa ouvir uma homilia, não tem como ter fé no Deus verdadeiro, acaba colocando sua fé em coisas que ela mesmo inventa, simpatias, ilusões, superstições, pois como vai crer se ninguém lhe anunciou? 

A fé entra pelo ouvido. Não podemos perder oportunidade de ouvir ao Senhor que se revela a nós como a amigos. Quem ouve minha Palavra e a põe em prática, este é o maior no reino dos céus, ensinou Jesus. A Palavra supõe a audição, o ouvido, do contrário, ela cai no chão. 

2º a cabeça - A fé exige ser alimentada no estudo do catecismo. A fé não pode ser cega, a fé precisa ser esclarecida pela doutrina, ou se torna uma fé fraca, anêmica, carente de razão, que desmorona nos primeiro questionamento que nos fazem. 

É preciso dar a razão de nossa fé porque a verdade e a fé são duas asas que movem o ser humano até Deus. Fé e razão se completam. 

Ter é fé é uma decisão de confiar em Deus, confiar em Jesus Cristo, é saber que pela sua ressureição já somos vencedores. 

É usando a cabeça que a nossa fé se fortalece para vencer o infantilismo, que tem uma visão magia da fé, é usando a razão que não nos deixamos ser explorados pelos falsos pregadores, nos livramos do fanatismo e da heresia. A fé precisa ser alimentada no estudo do catecismos, pois a doutrina da igreja nos guia e oferece critérios, valores e luzes para a para viver a fé. 

3º o coração - A fé que recebemos pelo ouvido, e aprofundamos no estudo, desse ao coração que se inflama de amor pelo por Deus, pois é do coração que brota a oração mais sincera e poderosa. 

É essa fé interiorizada, assimilada, vivida, experimentada no coração que nos liberta do medo, não nos deixa desanimar nas dificuldades, e nos faz seguir em frente nas tribulações. 

Quem ouve e aprofunda a Palavra de Deus está alimentando a fé no seu coração. A fé é resposta à Palavra e compromisso assumido com Deus, que nos mantem de pé não importa o quanto as tempestades da vida se agitem sobre nós. 

4 º as mãos - A fé sem obras é morta. É Palavra ouvida e meditada que alimenta a fé, mas é nos gestos de amor ao próximo, que se manifesta nossa fé. Não precisamos provar nossa fé para os outros, pois para os amigos não precisa e para os inimigos não adianta, não precisamos provar a nossa fé para Deus, Ele sabe todas coisas, mas precisamos provar a nossa fé para nós, e nas obras que fazemos que vemos como está a nossa fé. Pelas obras sabemos se a nossa fé vai bem ou vai mal. Se nossa fé não se manifesta em obras de amor ao próximo, então sabemos que ela vai muito mal. A fé autêntica, a fé poderosa a fé que te az vencedor é aquela fé que transborda na tua vida, nas mãos se abrem à generosidade, à solidariedade, à prática do amor. 

Vi uma vez a história de dois homens que rezou pendido para o senhor uma oportunidade, Deus enviou um anjo e disse pega a tua carrocinha de lanches e vai ao deserto. Saem os dois homens saem com sua carrocinha de lanches para o meio de um deserto e lá, no meio do nada, um deles resolve parar e montar a barraca. Um lugar longe de tudo. O Outro fica insatisfeito reclama andaram tudo aquilo para nada e o outro agindo naturalmente esperando os possíveis clientes. 

Parecia que não ia dar em nada quando um meteoro cai próximo o local onde colocaram sua lanchonete móvel e com a novidade, uma infinidade de repórteres e curiosos vieram cobrir o fato. Eles lucraram muito, pois era o único posto com esse serviço para atender aquela multidão. Um demonstrou fé e o outro, que era preso ao que via, preso assim aos fatos. 

A fé deve se alimentar do que não se vê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails