quarta-feira, 23 de outubro de 2019

VIGILÂNCIA

A palavra que o Senhor nos dirige hoje é vigilância. Nosso Senhor nos alerta que para agradarmos a Deus, para progredir no caminho da santidade, para atingir nossos objetivos, para ser feliz precisamos ser vigilantes. 

A nossa vida precisa dessa atitude desse comportamento, sem o qual tudo mais desmorona: a vigilância, o cuidado a atenção. 

Em primeiro lugar precisamos vigiar a nos mesmos: 

- Vigiar nossa saúde, nossa alimentação para que seja saudável, nossos hábitos, como tomar água e caminhar. 

- Vigiar nossos sentimentos, cultivando o amor, a compreensão, o carinho, e arrancando as ervas daninhas da magoa, do rancor do ressentimento, 

- Vigiar nossas espiritualidade, reservando tempo necessário para a oração, para a escuta de palavra de Deus, para ir a missa e viver em comunidade. 

Depois precisamos vigiar nossas relações: 

- Como esta minha relação em casa, como meus pais, minha esposa, meus filhos, tenho dado atenção que eles merecem, ou fico no meu mundinho, celular, televisão, fechado no quarto? Sou paciente, procuro entender, me esforço em ajudar. 

- Como esta minha relação no trabalho, sou gentil com os colegar, prestativo, ou para mim é cada um por sí... 

- Como vai minha relação como os conhecidos, meus amigo, parentes e vizinhos? 

- Como me relaciono com os necessitados? Enxergo a necessidade dos outros, sou solidário ajudo alguma instituição de caridade. 

E por fim vigiar aquilo que o Bom Deus me confiou, pois aquilo no qual investimos prospera. Se investimos em disputas e discórdias é isso que via prosperar em nossa vida, se investimos em amor e solidariedade vamos colher abundância de bens. 

- Tenho vigiado a minha família, cuidado dos meus filhos, educado como amor. Porque o mais fácil é dizer sempre sim e se ver livra, dizer um não é trabalhoso, pois gera crise e mau humor, mas que vigia diz muito não, o não é indispensável. 

- Tenho vigiado o meu trabalho, indo além das minhas obrigações, procurando ser diligente, e generoso, ou me contento como minimo que me é exigido? 

Imagine um vigilante: o papel dele é cuidar daquilo que foi colocado sob sua responsabilidade, mas ele é negligente e dorme no ponto! 

Não podemos deixar que roubem nossa vida e nossos valores, que roubem a nossa fé por falta de cuidado ou vigilância. Sabemos que se o vigia soubesse que hora o ladrão viria, ele certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 

Cuide bem da sua casa e do seu coração! Cuide bem da sua vida, pois ninguém sabe a hora em que o Senhor virá. Nenhum de nós sabe em que dia iremos ao encontro do Senhor. 

A vigilância cristã nos chama a estarmos preparados a cada dia. 

Gostamos muito de improvisar as coisas, vamos protelando as coisas e não colamos nossa vida no eixo, no prumo, na direção, na correção e nos cuidados. Temos de viver o hoje como se hoje fôssemos ao encontro do Senhor! 

Mais que isso, não temos que cuidar da nossa vida, porque estamos preocupados quando vamos morrer, mas sim porque queremos uma minha vida bem cuidada, bem direcionada. Por isso, é muito mais uma questão de amor a vida, do que medo da morte. É a mentalidade de quem ama e se cuida a cada dia, porque a cada dia o Senhor está no meio de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails