quinta-feira, 18 de junho de 2020

ECC


Estimados, irmãos e irmãs, desejo iniciar dizendo que o Encontro de Casais com Cristo é muito importante em minha vida de padre, o ECC é muito importante no meu ministério sacerdotal, o ECC é muito importante na vida da Igreja, o ECC é muito importante na missão da Igreja, e claro, o ECC é muito importante, muito importante mesmo na vida de milhares e milhares de casais.

Nós padres, e sei que posso falar por todos aqui presentes, temos uma admiração especial pelos casais do ECC, são mais que gente boa, gente linda, gente cheia de Deus, os Casais do ECC são pessoas que amam a Igreja, são pessoas que amam e defendem a família, e entendem que a base da família é o casal, e sabem que quando falta harmonia conjugal nada se sustenta, nem a família, nem a Igreja, nem o mesmo o mundo. 

ECC cuida, de maneira especial, de três pontos importantes da vida de um casal: 
- O bom relacionamento familiar; 
- A compreensão do sentido da vida e sua dimensão espiritual;
- O papel do casal na comunidade e juntos aos outros casais;

Em geral quando o casal é convidado para o ECC, nem sabe que está isolado da comunidade, embora até frequente a missa semanal, o casal nem está percebendo como tem conversado pouco, embora sinta falta de algo, quando é convidado para o ECC em geral o casal se dedica muito à família e pouco a vida conjugal.

Mas quando dizem sim ao convite e participam do ECC, acontece uma verdadeira transformação, o encontro faz o casal refletir sobre muitas coisas, e o mais importante, no ECC o casal descobre que recebeu muitos e precisos dons de Deus.

O encontro, é na verdade, uma porta aberta para um verdadeiro engajamento na Igreja, um engajamento na construção de um mundo melhor. Amém?

Gostaria ainda de falar de algumas coisas que me parecem importantes:

Primeiro de tudo, o Casal é a base da Família. Sim os filhos são importantes. Avós são importantes. O trabalho é importante. Várias outras coisas são importantes. Mas não se podemos esquecer que o mais importante do casamento, aquilo sem o qual nada fica de pé é o CASAL. Aqui meus irmãos encontristas deve ser o foco, e a atenção especial do ECC a vida do casal. 

Nunca esqueçam que, Cristo é a base sólida sobre a qual se deve edificar o Casamento, Cristo é a fonte da qual o Casal deve beber todos os dias. Sem Cristo, nada podemos fazer. 

O ECC é Um final de semana dedicado ao casal, e como é bom dedicar um final de semana inteiro ao seu casamento e a sua relação com Cristo.

O ECC é um aprofundamento da fé e uma grande aproximação com Cristo.

O ECC é Convivência, e amizade, no encontro os casais conhecem outros casais, humanos e imperfeitos, que estão ali em busca de Cristo.

O ECC não é um curso é um encontro. Nunca o ECC vai tentar te ensinar como ser marido e como ser esposa. 

O ECC não é feito para casais com problemas sérios. Há outras formas de buscar ajuda na igreja para problemas específicos. O ECC não é terapia para casais. Para isso, procurem diretamente a ajuda do padre.

O ECC não é feito para casais sem problemas. Se vocês conhecerem algum casal sem problemas, por favor, não convidem, pois, o ECC é feito para casais como nós, humanos e imperfeitos.

O ECC quer ser Luz no mundo. Como nos disse Nosso Senhor “Vós sois a luz do mundo. ” (Mt 5, 14). O objetivo do ECC é que cada casal seja luz para a sua família, Luz para a Igreja, Luz para os demais casais e para todos com quem encontrarmos em nosso caminho.

POSSO CONTAR COM VOCÊS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails