quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Sobre exigência na disciplina

Olá, amigos em Cristo!
"Não é a força, mas a perseverança que realiza as coisas."
A frase acima é de Samuel Johnson, escritor e pensador inglês, que morreu em dezembro de 1784.

Seja na dependência química, seja em qualquer outra situação de nossa vida, também não é a força, a coerção ou o sentimento de obrigação que leva alguém a conquistar alguma coisa significativa. Infelizmente, o 11º princípio do Amor-Exigente, a Exigência na Disciplina, ainda quer dizer isso para algumas pessoas: nosso amigo ou familiar envolvido com drogas só se irá se recuperar deste mal na base do cumprimento cego de regras. Aqui está a novidade: disciplina não é isso. Exigir a disciplina é outra coisa.

O termo disciplina é derivado da palavra latina disco, que significa aprendo. Logo, podemos entender que exigir que um dependente químico permaneça na disciplina, é exigir que ele continue neste constante aprendizado em busca de um objetivo. Exigência na disciplina é perseverança no caminho certo. Como diria Samuel Johnson, há mais de 200 anos, nada se conquista quando se segue um caminho à força. O 11º princípio prega o convencimento. O dependente químico precisa estar convencido das razões que o levam a manter-se firme no caminho da recuperação.

Uma feliz coincidência deste princípio é a relação etimológica da palavra disciplina com a palavra discípulos. Os discípulos são os que seguem, são os que têm disciplina. E quem são os discípulos mais famosos da história cristã da humanidade? Sim, os 11 discípulos de Jesus Cristo. Eles nem de longe eram obrigados a segui-lo. Pelo contrário, o seguiam porque desejavam, porque estavam convencidos de que aquele era o caminho, a verdade e a vida.

Colocar-se no caminho da recuperação, colocando Jesus Cristo como guia e não desistir jamais. Isto é disciplina.

Um abraço,
Juliano Rigatti e Samanta Lançanova



Um comentário:

  1. Exigência e disciplina com amor leva à felicidade.
    Exigência e disciplina sem amor leva à infelicidade.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails