terça-feira, 5 de abril de 2011

JEJUM


Resumo e transcrição do:
Programa “Pergunte e Responderemos”
com Pe. Eduardo Delazeri
Rádio Aliança FM 106.3
Março de 2011


“Estamos neste tempo de Quaresma, tempo de conversão, tempo de vida nova. Você já fez o seu propósito para a Quaresma? Já escolheu o jejum que vai oferecer a Deus? Faça o seu exame de consciência, faça o seu bom propósito e lute para que nos próximos quarenta dias, você tenha algo muito especial ... um fruto de conversão para oferecer a este DEUS MARAVILHOSO!

Então, jejue , meu irmão!



JEJUE DO DESCONTENTAMENTO

Às vezes, somos ingratos, sempre descontentes, sempre reclamando de alguma coisa. Vamos parar de reclamar, de ser descontente, de ser ingrato!

Vamos viver esta Quaresma,

• CHEIOS DE GRATIDÃO!

Pôxa! Eu levantei da cama, tenho uma casa, eu tenho uma cama, tenho uma família, tenho um lugar para voltar no final do dia. Eu tenho pessoas esperando por mim!



JEJUE DAS OFENSAS E DAS INJURIAS

Nós temos muitas maneiras de corrigir uma pessoa. Só falar do nosso sentimento, sem ofender, sem injuriar, sem apontar o defeito, sem querer colocar o “dedo na ferida” ou “botar o dedo na moleira”, como a gente costuma dizer. Fale dos seus sentimentos! Às vezes, a gente ganha mais a pessoa abrindo o nosso coração, do que com ofensa e injúria. Então, esse é um bom jejum quaresmal.

Vamos nos fartar de mansidão e paciência. Isso também é dom de Deus. Peça que, nessa Quaresma, Deus te dê mansidão e paciência !


Um santo remédio para que Deus te dê mansidão e paciência é
• “SANGUE DE JESUS TEM PODER!” Repita muitas vezes esta oração, que você vai ver a serenidade voltando à sua vida!


JEJUE DO PESSIMISMO

Ai... não vai dar certo! Ai que dificuldade, tudo dá errado na minha vida! Pare com isso!!! Vamos jejuar do pessimismo! Vamos nos encher de ESPERANÇA E OTIMISMO. Esteja sempre perto de pessoas otimistas. E procure ser otimista! Sempre que aparecer uma dificuldade, nunca imagine o pior, nunca tenha medo do amanhã.

• Sempre tenha ESPERANÇA!

Você tem FÉ EM DEUS ou não tem FÉ EM DEUS? Tua vida tá ou não tá nas mãos de DEUS ? Confia ou não confia? Você tem medo de quê?
Deus é a razão da tua esperança e DEUS não decepciona. Então durante a Quaresma, faça um jejum de pessimismo.

• SEJA OTIMISTA! Procure ver o lado bom em tudo e encha-se de ESPERANÇA!



JEJUE DE PREOCUPAÇÃO

Pôxa, preocupação é excesso de ocupação, meus irmãos! Preocupação é a grande armadilha do maligno porque a pessoa preocupada, ela fica cansada, fica estressada, desanimada. E a pessoa desanimada está prestes da beira do pecado. O desânimo é a porta de entrada de muito pecado, de desesperança. A pessoa desanimada não reza com ardor. A pessoa desanimada não está disponível para as pessoas que precisam. A pessoa desanimada está nas garras do inimigo, nas garras do maligno.

Por isso, que o demônio nos enche de preocupação. A preocupação é a divisão da pessoa. A pessoa preocupada tá dividida , ela tá num lugar pensando noutro. Ela sofre com coisas que não fazem parte do seu controle, ela se desgasta com coisas que não competem a ela. Então vamos jejuar de preocupação.

E o remédio, meus irmãos, para jejuar de preocupação é
• CONFIAR EM DEUS
• LER A BÍBLIA , O Senhor é o meu pastor e nada me faltará (salmo 23)


Aquele que vive sob a proteção do DEUS altíssimo e vive à sombra do Senhor Onipotente... diz o Senhor : “ sois o meu refúgio e minha proteção”. Procura na Palavra de Deus, né? Olha lá em Mateus capítulo 6 .
O Senhor não cuida dos passarinhos? Os passarinhos não plantam e nem colhem e nunca falta nada pra eles, né? Você não vale muito mais que um passarinho? Você não é filho, imagem e semelhança de Deus? Deus não cuida dos lírios do campo? Nem Salomão em toda a sua glória se vestiu tão lindo como eles! Você se preocupa com o que vai vestir, com que vai comer? Deixa os pagãos, as pessoas sem fé se preocuparem com isso!!!!
Confia em Deus ! Ele cuida de você!!! Então durante a Quaresma vamos jejuar de preocupação e vamos encher a nossa vida dessa confiança de Deus que cura e que liberta os nossos corações!



JEJUE DE LAMÚRIAS E QUEIXAS

Meu Deus... falar dos problemas, resolve? Não, os problemas continuam lá! Queixa e lamúria não resolve problema senão, não tinha mais problemas no mundo, né? Procure parar de falar dos problemas e procure fazer alguma coisa. Além de não ajudar a resolver o problema com lamúrias e queixas, ainda torna você uma pessoa desagradável! As pessoas se afastam, aqueles que podiam estar perto pra lhe estender a mão, pra lhe ajudar, ainda vão FUGIR porque você tá sempre se queixando!

Eu conheço pessoas que parecem o “muro das lamentações”. Sempre que pergunta como é que tá, diz : “ ah, tô mal, tô com prisão de ventre”. Qualquer coisa é problema! Ai, a vizinha passou e não me deu bom dia.... você vai lá e dá bom dia pra ela! Pôxa vida! Para de te queixar ! Para de te lamuriar!

• AS COISAS SIMPLES DA VIDA SÃO MARAVILHOSAS!

Eu não canso de dizer: um cafezinho preto pra mim tem gosto do Céu! (...) Gente eu não preciso de uma lasanha pra ser feliz, não preciso de uma torta de bolacha pra ser feliz! Pão e margarina já me deixa feliz!


Vamos parar de se lamuriar, de se queixar . Você sabe, tem gente que nunca tá feliz. Tem gente que tira férias e aí, vai pra Cidreira e diz, “eu, aqui em Cidreira... mas podia estar em Capão da Canoa....” Não aproveita Cidreira . No ano seguinte, tá em Capão da Canoa e gostaria de estar em Torres. (...)




JEJUE DE PRESSÕES


Nós somos sempre pressionados. Pressionados pelos filhos, pelos pais, pela esposa, pelos amigos. São tantas pressões e exigências na vida da gente. Fardos, às vezes, pesados para os nossos ombros! A gente se sente como bombeiro apagando incêndio, pra tudo que é lado! A gente parece que não consegue terminar o trabalho.

Outra vez a gente se sente como o cachorro correndo atrás do rabo, né? A gente tá cansado de tanto correr e no final, a gente quase não conseguiu fazer nada durante o dia. Correu, correu, correu ,né? Ficou que nem bombeiro apagando incêndio. E quando o incêndio tá apagado só tem ruína e destroços ao redor da gente!

Tem muita pressão, né? Pressão do chefe, dos colegas de trabalho, pressão dos filhos, pressão dos pais, pressão da esposa, pressão do esposo, pressão dos amigos, cobrança. E parece que as coisas não se resolvem. Então, meus irmãos, como é que a gente faz jejum de pressão?


A gente :

• SE FARTA DE ORAÇÃO! REZE MUITO! REZE MAIS!!!!!

O tempo que você gasta em oração, meus irmãos, é o tempo que você consegue investir em solução! Às vezes, a gente corre tanto como o cachorro atrás do rabo... a gente só se cansa mas não consegue construir coisas novas na vida da gente. Dedique mais tempo à oração.
• ESTEJA MAIS TEMPO EM SILÊNCIO NO SEU QUARTO, MEDITANDO A BÍBLIA, REZANDO O TERÇO.
• VÁ A MISSA!
Você vai ver que a LUZ vai começar a brilhar na sua vida. Dê uma chance para DEUS. DEUS está aí em roda de você , correndo para lhe dar uma oportunidade nova na sua vida. Fuja da pressão! A oração é um santo remédio . Quando JESUS diz: “ Vinde a Mim, vós que estais cansados e sobrecarregados com pesados fardos , eu vos darei descanso”.
Você tá pressionado? “ Vinde a Mim, eu vos darei descanso”, diz o Senhor. “Porque meu fardo é leve e o meu jugo é suave”.


JEJUE DE TRISTEZA E DE AMARGURA


Às vezes, a gente fica remoendo dores, tristezas, amarguras na vida , por que nos mentiram, por que nos traíram, por que nos abandonaram , por que foram falsos . E a gente fica ali naquela angústia, naquela dor....
Me diga, meu irmão, quem na vida nunca foi traído?Quem, na vida, nunca foi enganado? Quem nunca foi passado pra trás? Quem nunca foi roubado? Ouviu uma mentira ou foi caluniado?
O que adianta a gente querer ficar remoendo tristeza, remoendo amargura? É como “meter o dedo na ferida”, cada vez sangra mais .
Vamos olhar para o outro lado, vamos encher o nosso coração de alegria!!!
Vamos fazer coisas que a gente gosta!

• PLANTE UM JARDIM!
Se você mora em apartamento, cuide de um vaso de flor!
• CUIDE DE UM PASSARINHO!
• ATIRE MILHO NAS PRAÇAS PARA OS PASSARINHOS COMEREM!

Nessas coisas simples a gente encontra alegria! Faça coisas que você gosta!

• LEIA UM BOM LIVRO!
• PARTICIPE DE UM GRUPO DE ORAÇÃO!

. Não fique em casa remoendo angústia, remoendo mágoa.(...) Isso vai resolver? Ficar remoendo? Não!!!! Só vai fazer sangrar mais o seu coração!

• BUSQUE ESTAR COM PESSOAS QUE VOCÊ GOSTA!
• FAÇA PASSEIOS!
Agora.... atenção!!!!!

Um outro jejum muito recomendável nesse tempo de Quaresma ...


JEJUE DE EGOÍSMO


Ah......... esse sim! Vá lá no seu roupeiro, veja quanta coisa guardada você tem, que poderia dar para alguém! Não só aquilo que não usa, mas aquilo que você gosta também! (...)




Encha-se de:

• COMPAIXÃO PELOS OUTROS!





JEJUE DE RANCOR


(...) Uma disputa boba com um amigo de anos, um amigo que te ajudou muito, um amigo que faz parte da sua vida há anos... às vezes, por uma disputa, por uma “queda de braço”, por uma coisa boba, a gente acaba perdendo esse amigo! A gente vai cultivando um rancor ... Isso é uma erva daninha na vida da gente.


• PROCURE ENCHER A SUA VIDA DE RECONCILIAÇÃO!


Tempo de Quaresma, é tempo de reconciliação. Tempo de pedir perdão, tempo de se humilhar, tempo de fazer as pazes. Pela cruz de JESUS, encher a nossa vida de atitudes de reconciliação, de:

• IR AO ENCONTRO!
• FAÇA UM TELEFONEMA!
• COMPRE UMA CAIXA DE BOMBOM!
• FAÇA UMA VISITA!


JEJUE DE PALAVRAS

A gente fala demais!!!!! Meu Deus, como eu me arrependo de ter falado demais!!!
Nunca, nunca, nunca me arrependo de ter ficado em silêncio. Nunca me arrependi. Mesma coisa comer, né? Nunca me arrependi de ter comido pouco. Mas de ter comido muito.... já me arrependi muitas vezes! (...)

Vamos nessa Quaresma:

• OUVIR MAIS E FALAR MENOS !
• PENSAR RÁPIDO E FALAR DEVAGAR!
• OUVIR AS PESSOAS ANTES DE FALAR!
• PRESTAR ATENÇÃO!
• ESCUTAR MAIS OS OUTROS!

No final da Quaresma você terá muito mais amigos!

• QUEM ESCUTA MAIS , APRENDE MAIS!
• QUEM FALA MENOS, ERRA MENOS!

Vamos nos fartar de palavras que exaltam, que elogiam, que purificam, que curam, palavras de consolo, palavras de aconselhamento. Vamos tirar da nossa boca toda palavra dura, palavra amarga , que humilha, palavra que fere.

Vamos nos fartar de silêncio. Encher a nossa vida de silêncio. Jejum de palavras e o silêncio para escutar os outros. Quanto mais a gente escuta as pessoas, mais paz entra em nossa vida!



Jejue de tudo o que lhe afasta de JESUS e procure tudo o que d’Ele lhe aproxima. Se vivermos este tempo de Quaresma, o tempo de jejum e de penitência, nossos dias se inundarão de PAZ, AMOR e de CONFIANÇA para recebermos na Páscoa que se aproxima, o CRISTO RESSUSCITADO, que nos SALVA e nos LIBERTA.




Escolha o seu jejum!”




Transcrição: Simone Krause Suecker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails