sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PENSAMENTOS DESTRUTIVOS

1º)O pensamento destrutivo é um dos maiores sintomas da dependência química, todos nós sofremos disso uma vez por outra, sofremos súbitos períodos de negatividade. Quase que a totalidade dos que desistem da recuperação, ou escorregão para a recaída, são pensadores destrutivos por excelência. 


2º)Para se conseguir uma recuperação bem sucedida, para nos sentirmos bem mental e fisicamente, precisamos ter um pensamento claro e racional, temos de reconhecer os nossos padrões de pensamentos destrutivos, aprender maneiras de mudar estes padrões negativos em padrões positivos. 

3º)Existem quatro denominadores comuns que parecem caracterizar as pessoas que voltam a escorregar para o uso de drogas: 

A)Conversa Fiada; 

B)Grandiosidade; 
C)Facilitar; 
D)Rebeldia. 


Estas quatro atitudes específicas podem aparecer durante qualquer período do processo de recuperação, mesmo depois de vários anos de sobriedade bem sucedida, mas principalmente durante os primeiros meses críticos de sobriedade. Estas atitudes são muitas vezes a causa da recaída que ocorre durante o primeiro ano depois do tratamento. 

A conversa fiada: É um fenômeno comum entre as pessoas que estão em tratamento da dependência química. A conversa fiada é fazer afirmações que não são sinceras aquilo que eles querem ouvir, é um modo de sermos bem vistos. 

Conversa fiada é diferente da mentira, quando mentimos estamos a cometer uma fraude total, sabemos que estamos faltando com a verdade, e esperamos não sermos pegos. A conversa fiada parece mais com um pensamento daquilo que se deseja que nossas palavras se torne verdades. Só acreditamos naquilo que estamos a dizer, algumas vezes somos totalmente sinceros, mas falta-nos seqüência, é só conversa. É isso que torna perigosa a conversa fiada para pessoas em recuperação, estamos mexendo os lábios, desejando que nossas palavras se tornem verdades. 

A recuperação exige ação, mudança, compromisso, trabalho, ... 

Muitas vezes somos suficientemente ingênuos para acreditar que as repetições de palavras e slogan, podem substituir o trabalho de olharmos para dentro de nós mesmos e mudarmos as crenças e comportamentos errados, que tornam as nossas vidas desgovernadas. 

Lembre-se: Normalmente acreditamos em nossa conversa fiada. Não é o que dizemos que conta, mas sim o que fizemos. Temos a tendência de querer agradar os outros, queremos ganhar a aprovação de nossos colegas, esposa, família, filhos, ..., dando-lhes aquilo que pensamos que eles querem ouvir. 

A chave da conversa fiada é a sinceridade, e isto, nos leva a outro de nossos problemas de atitude que é a grandiosidade.                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails