segunda-feira, 5 de março de 2012

VOCÊ FAZ A DIFERENÇA?

Engraçado, quando comparamos a nossa vida com a dos outros, a impressão é que a dos outros é sempre mais feliz do que a nossa.

Falar do nosso 7º Princípio – Tomada de Atitude – requer um olhar e uma reflexão de como estamos levando a nossa vida, para que, a partir deste momento, possamos ter uma ideia do que realmente precisamos Tomar de Atitude.

Este inventário pessoal e intransferível é que pode fazer a diferença na qualidade de vida que cada um de nós busca como meta e filosofia de vida.

Ao fazermos este inventário, algumas perguntas precisam ser respondidas:

-Eu estou feliz com a vida que estou levando?
-As minhas relações estão me fazendo feliz?
-Até que ponto os outros influenciam na vida que estou levando?
-Quais os parâmetros que levo em consideração na minha Tomada de Atitude?

Claro que estas são as minhas sugestões de perguntas. Acredito que cada um que estiver lendo este texto, também tenha sugestões a acrescentar neste inventário.

E o que eu tenho percebido nesta caminhada nos grupos de auto-ajuda, e o que deve ser na maioria dos grupos, é grande dificuldade que as pessoas têm em tomar atitudes, uma vez que levam em consideração o que o outro poderá fazer ou não fazer com a atitude tomada.

Ora amigos de caminhada, o fato de eu não saber qual será a reação do outro pode fazer com que eu não tome atitude nenhuma.

Daí que o foco da Tomada de Atitude, jamais poderá ser a partir do outro e sim a partir de quem realmente precisa tomar a atitude: eu.

Neste sentido, o inventário pessoal é de fundamental importância e pode nos dar a direção e o foco do que realmente precisamos mudar.

O danado da Tomada de Atitude, e o que deixa muita gente boa com medo de fazer a mudança necessária, é o fato de que a Tomada de Atitude está relacionada com dor e sofrimento.

Também, normalmente são os outros que tomam as atitudes e nós sofremos as conseqüências desta tomada de atitude. E quando convivemos com comportamentos inadequados e/ou com drogas, as atitudes tomadas por estas pessoas sempre nos levam ao sofrimento. 

Uma vez que elas sempre buscam vantagens nos pegando de surpresa. Aliás, esta é a tática que nos deixa sem ação. Quando alguém exige de nós uma resposta frente a uma situação que, invariavelmente, precisaria de um momento de análise antes da definição.

Veja bem, quem toma atitude administra a situação. Quem não toma atitude, sofre as conseqüências da tomada de atitude.

Vamos reverter esta situação?
Vamos deixar de ser meros agentes passivos da tomada de atitudes dos outros?
Vamos administrar a nossa vida dentro de parâmetros que nos tragam alegria de viver?

Se você respondeu sim aos questionamentos, o Amor-Exigente pode fazer a diferença na sua vida.

A força que precisamos para reverter um quadro que não nos é favorável vamos encontrar nos grupos de auto-ajuda do Amor-Exigente.

Tomar atitude não é fácil? Claro que não é. Passamos tanto tempo sofrendo as conseqüências das tomadas de atitudes dos outros, que passamos a achar que esta situação é normal na vida de todas as pessoas.

Vamos levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Afinal, estamos aqui neste mundo de Deus em busca da felicidade e não do sofrimento. Eu sou o agente da minha felicidade. E quando eu tomo as rédeas da minha vida, eu começo a fazer diferença.

Tomada de Atitude é fazer a diferença. Fazer a diferença é Tomar Atitude. Faça você também a diferença: tome atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails