segunda-feira, 15 de julho de 2013

Vocação de Mateus


No Império Romano, pesados impostos eram cobrados de todas as pessoas. Surgia assim a figura dos coletores de impostos ou publicanos. Na época de Jesus, esse era um dos trabalhos mais indignos de serem feitos. Afinal, um judeu que cobrasse impostos de seu próprio povo para ajudar o Império Romano era visto como o mais sujo entre a população.
Os publicanos, além de cobrar os impostos para o Império, ainda coletavam dinheiro para eles próprios. E isso aumentava ainda mais a cólera dos judeus. Esses coletores, portanto, eram considerados os piores pecadores da época.
A Mateus, Jesus o chamou para uma nova vida. Com certeza, Mateus já tinha ouvido várias vezes as pregações do Mestre, e esse foi o seu processo de conversão. No momento em que Jesus o chama, ele já está preparado para dar uma resposta decisiva.
Numa sociedade preconceituosa, que não enxerga a pessoa, e sim, a sua falha, são muitos os excluídos, irmãos nossos, que às vezes  só precisam de se sentir amados para mudar de vida!
Todas as vezes que destacamos o ponto fraco de alguém, rotulando-o negativamente, estamos excluindo-o do convívio social, negando a ele a oportunidade de refazer a sua vida,  um sinal de que ainda não aprendemos a olhar o irmão com o olhar misericordioso de Jesus.
Temos tendência  de julgar o outro  pela sua aparência, pelo tipo de trabalho que exerce, pelos lugares que frequenta, esquecendo de que o valor de uma pessoa, está em ser um filho de Deus!
Jesus, ao contrário de nós, enxerga a “pessoa” e não o seu pecado, para Ele, estar em pecado é estar doente e, o que um  doente necessita, não é de um juiz e sim, de um médico, uma vez curada a sua doença, a pessoa se torna  íntegra!
Todos nós podemos ser médicos da alma, pois o amor cura, o amor levanta quem está caído!
Todos nós  somos chamados a fazer parte do Reino de Deus!  Enganamos, quando pensamos que o convite seja feito só para os bons, para os  que já estão no caminho certo. O  chamado de Jesus, é extensivo a todos, Ele não faz distinção de pessoas, tanto chama bons, como maus, o que vale  para Jesus, é a resposta que se dá ao Seu chamado. 
No coração de quem aceita o chamado de Jesus já houve transformação, pois ninguém aceita o seu chamado, sem estar disposto a mudar de vida!
O evangelho de hoje, narra o encontro de Jesus  com Mateus, um cobrador de imposto, visto como pecador.
“Jesus viu um homem sentado  na coletoria de impostos, e disse-lhe: Segue-me“! Jesus viu  o “homem”, Mateus, e não o seu pecado!
Os cobradores de impostos eram  considerados impuros, por este motivo, os fariseus se escandalizaram quando Jesus  senta-se à mesa com Mateus e os cobradores de impostos!
 “Aprendei, pois, o que significa: Quero misericórdia e não sacrifício”. “De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores.”
Jesus está nos dizendo hoje que Ele quer misericórdia, caridade, em vez de promessas, penitências e sacrifícios. Então a partir de hoje, não faça mais aquelas promessas de ir da sua casa até a capela de joelhos, os quais ficam sangrando por causa das pedrinhas do caminho. Jesus não quer mais isso!
Você quer se purificar dos seus pecados leves? Faça uma caridade. Ajude alguém necessitado, um mendigo, uma idosa ou um idoso. E esse seu ato de caridade acompanhado de uma confissão, irá lavar a sua alma de todos os seus pecados.
Ah! Você apenas quer agradecer a Deus por uma grande graça recebida! Então faça uma boa caridade! Pois tudo o que damos aos pobres é a Jesus que damos. Os mendigos são a presença viva de Jesus no meio de nós. Pode estar certo disso. Não precisa esfolar seus joelhos ou seus pés em uma caminhada dolorosa!
Também não adianta muito rezar 40 terços ou ficar a manhã inteira em oração, se você ignora o irmão que lhe estendeu a mão pedindo um pouco de comida. Pois a caridade fala muito mais alto. De nada adianta ou ficar 3 dias de jejum, isso só vai prejudicar a sua saúde, a saúde do corpo que Deus lhe deu. Por que? Porque Jesus quer misericórdia em vez de sacrifícios.
Deus perdoa você, à medida que você perdoar o  seu irmão. Deus perdoa e atende os seus pedidos, à medida que você atende aos pedidos de ajuda dos seus irmãos. Pois é impossível agradar um pai, e conseguir ajuda dele, se maltratou os seus filhos.
É por isso que devemos ter sempre em nossa mente: Nossa fé tem de ser completa. Temos de amar a Deus sobre todas as coisas e amar o irmão como a nós mesmo. E amor ao nosso irmão é expresso em obras, em ações concretas de ajuda fraterna desinteressada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails