segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

SOLIDARIEDADE NA DOR


SOLIDARIEDADE É A DOR DO OUTRO 
DOENDO EM MIM

Doze coisas que coisas que podemos dizer para pessoas que estão passando por momentos difíceis. 

1. Faz parte da vida, em alguns momentos, não estar bem. As pessoas que não estão bem podem piorar a sua situação criando expectativas irreais sobre si mesmos. Relembre o seu ente querido que o problema atual não diminui o valor de quem são como pessoas.

2. Você não está sozinho (a). Mesmo que você não possa ajudar a resolver o problema atual, estar ao lado de quem está sofrendo pode fazer toda a diferença. Lembre a pessoa que você ama a e considera, mantenha-se por perto e diminua sua sensação de solidão.

3. Esquecer a vergonha pelo erro cometido. Quando as coisas estão dando errado, é normal expressar inicialmente sentimentos de raiva e frustração, mas chafurdar em sentimentos de injustiça ou culpa não ajuda ninguém. O caminho para melhora está na busca por soluções. Seja gentil consigo mesmo (a). Relembre o seu ente querido que tempos difíceis são mais fáceis quando aceitamos quem nós somos e nos respeitamos oferecendo o tempo e espaços necessários para a recuperação

4. As dificuldades tornam você mais forte. Sabedoria, força e resistência podem ser construídas a partir de tempos difíceis. Ajude a pessoa amada a ver como ela está crescendo como pessoa, mesmo que ela sinta que está atravessando o inferno.

5. Nada dura para sempre. Uma das coisas mais terríveis durante os tempos realmente difíceis é a sensação que aquela situação nunca terá fim. Mas, na realidade, nada dura para sempre – nem mesmo as emoções mais horríveis ou piores circunstâncias.

6. Resolva os problemas passo a passo. Tempos difíceis muitas vezes podem trazer sentimentos complexos e confusos, e aqueles que estão lutando podem se sentir paralisados e incapazes de tomar decisões. Lembre-lhes que eles não têm que resolver todo o problema de uma vez. O progresso acontece quando resolvemos gradativamente os obstáculos.

7. Procure a porta aberta. Quando a vida fecha uma porta, outra uma vontade sempre aberta. Relembre o seu ente querido que ele deve ficar atento a novas oportunidades e soluções.

8. Você passou por momentos difíceis antes. Lembre quem você quer bem que, em outras épocas, coisas ruins aconteceram e mesmo assim ele (ela) sobreviveu.

9. Existe algo de bom em cada dia. Passar por dificuldades pode levar a uma atitude negativa. Se alguém está realmente passando por um momento desesperadamente difícil tente perguntar sobre as coisas boas da sua vida e sobre as coisas que têm dado certo. Lembrar que, apesar de tudo, ainda existem algumas coisas boas pode alimentar a esperança. Reconheça os pequenos ganhos. Reconhecer os esforços de quem está lutando pode fazer uma grande diferença no seu dia. Elogiar, desde que sinceramente, pode ajudar na recuperação da estima e motivar.

10. Foque no agora. Muitas vezes, as pessoas que estão passando por tempos difíceis se preocupam até mais com o futuro do que com o passado. Lembre quem você considera de que o mais importante é concentrar-se no agora, porque essa é a única parte da história que pode mudar no momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails