quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM

Toda mãe tem um jeito especial para consolar seu filho. É comum vermos aquela cena do neném chorando no colo de alguém, só o colo da mãe é capaz de fazer a criança parar de chorar e até dormir com aquela sensação gostosa de paz e segurança. 

Maria consola também cada um de nós em nossas aflições. Quando estamos diante das cruzes da vida, devemos procurar o colo da Mãe. Ali conseguiremos o sono tranquilo de criança que sabe estar segura. 

Quantas vezes a aflição já atingiu o nosso coração? 
Quantas vezes o nossas forças fugiram? 
O que fazemos neste momento? / Ficamos desesperados? 
Choramos? / Murmuramos? 

São Bernardo, um grande santo, nos aconselha: “Olha para a Estrela do Mar. Essa estrela brilhante por seus méritos, radiante por seus exemplos é a Santíssima Virgem Maria. Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria”. 

Esta consoladora dos aflitos nós podemos contemplar aqui na Igreja da Boa Viagem. Quantas pessoas, ao longo desses 86 anos, passaram por aqui pedindo à Mãe que olhe por suas necessidades. Por isso Ela é a Mãe dos aflitos. É a Mãe de todos aqueles que a Ela acorrem de coração. 

Normalmente nossas aflições têm alguma coisa a ver com a morte. Rezamos, a cada Ave-maria: “Rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte”. 

As pequenas mortes de todos os dias costumam nos afligir. Você recebe uma notícia ruim e seu coração fica apertado. Procure o colo da Mãe. Ela está aqui a te oferecer Jesus. Pois com Jesus vencerá toda a aflição. 

Quando Jesus se perdeu no meio da multidão, aos doze anos. O encontraram no templo, falando aos doutores. Ela disse: – Teu pai e eu te procurávamos aflitos. Jesus respondeu: – Não sabíeis que devia estar na casa de meu Pai? 

Esta é a forma de buscar o consolo. Maria entendeu. Temos que procurar Jesus na casa do Pai. Se você está aflito, procure a igreja; fique um momento em silêncio; consagre seu coração a Virgem Maria. Ela o pegará no colo e o colocará junto de seu Filho, Jesus. Ali não temos mais razão para ter medo. 

Sabemos que não temos aqui na terra uma morada definitiva. Temos uma viagem a fazer. O destino desta viagem é Deus. Maria é a Senhora da Boa Viagem, nossa companheira de viagem. 

Nossa felicidade depende das escolhas, que Nossa Senhora da Boa Viagem, nos ajude a escolher sempre o caminho certo. 

A imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem nos ajuda a contemplar Maria e o seu coração acolhedor. 

Imaginemos, quando Jesus nasceu: ela contente e surpresa como toda jovem mãe. Certamente passou horar e horas olhando aquela criança, derramando o seu amor, com fazem as mães aos recém-nascidos, ficam pensando o que seria daquele menino, como ela o educaria, de que maneira daria seu amor e dedicação a ele. 

A nossa vida está cada vez mais é acelerada e repleta de ruídos. A TV, o rádio, os computadores, o celular, nos trazem distração, agitação, barulhos que não permitem ouvir as pessoas. 

Maria nos ensina a acolher, ouvir, dar atenção às pessoas. Imitar Maria, a Mãe da Boa Viagem, é ter um coração acolhedor, capaz de amar, respeitar e acolher a vida, dom de Deus, presente, no ser humano, nos animais, nas plantas e em todo o universo. 

É preocupante o fato de que frequentemente os mesmos grupos que defendem a maravilha da criação de Deus dão pouca atenção para a maravilha da vida dos bebês no ventre materno. Que ecologia é esta que defende os ovos das tartarugas – com justiça -, mas ao mesmo tempo apoia o aborto, ou não levanta a vós quando vê um ser humano na miséria. 

Irmão quantas coisas destroem a vida? Drogas, alcoolismo, aborto ou o descaso com o meio ambiente. Diante destes atentados contra a vida não podemos cruzar os braços e esperar que um dia tudo passe. Assumamos a mesma atitude de Maria, vamos anunciar que o Reino de Deus é incompatível com tudo o que destrói a vida. 

Olhemos para a imagem de Nossa Senhora e peçamos à Mãe da Boa Viagem, que nos acompanhe nos caminhos da vida, rumo ao céu, aprendendo a CULTIVA E GUARDAR A CRIAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails