sábado, 30 de dezembro de 2017

E A FAMÍLIA, COMO VAI?

A solidão absoluta é chegar em casa e não ter ninguém a quem dizer um simples: “estou casado, meu dia foi puxado hoje...”. 


Não precisamos de muito para viver bem – para ser feliz basta uma família e pouco mais. 

Quando Jesus Nasceu, faltava tudo, sem um lugar melhor nasceu em uma estrebaria, sem um bercinho deitou numa manjedoura, sem um enxoval Maria o Envolveu em faixas, possivelmente retiradas do seu próprio vestido. Mas o importante não faltava, ele tinha um Pai e uma Mãe, e no amor de José é Maria uma estrebaria se tornou um lar, um cocho de animais uma berço e alguma faixas num enxoval. 

Não precisamos de muito para viver bem – para ser feliz basta uma família e pouco mais. 

É a família que faz da casa um lar. O refúgio onde uma vontade de chorar não é motivo de julgamento, apenas e só uma necessidade de colo e carinho que só conhece que tem uma família. 

Para ser feliz, a presença de pessoas amadas é essência, se é bom ter alguém por perto quando temos vontade de chorar, melhor ainda quando precisamos rir e celebrar, em família, a alegria se contagia pelo olhar, em família rimos por nada e de tudo. 

Nos dias de hoje vai sendo cada vez mais difícil encontrar gente capaz de ser família. Vemos uma epidemia de uma nova e terrível doença, o UMBIGUISMOS, onde a gratuidade e para a gratidão perdem espaço, e sem gratuidade e gratidão não existe amor. 

O que somos depende de quem está conosco. Diz o ditado, diga-me com quem andas que direi quem você é. 

De uma forma ou de outra que amamos anda sempre conosco. Seja presente no dia a dia ou mesmo que distante levamos conosco em nosso coração.

Quando eu morava em Canoas tinha um casal de velhinhos mais de 60 anos de casados, todo os domingos eles estavam na missa das 8h da manhã, detalhe de mãos dadas, José e Maria, um domingo seu José chegou sozinho, lembro estava na porta da Igreja e preguntei – Deixou dona Maria em Casa hoje seu José? Ele respondeu – Não, e batendo no peito me disse, eu sempre trago ela aqui comigo. 

Estamos com quem amamos e quem amamos também está de alguma forma, conosco. 

Uma verdadeira família é simples. É o lugar onde nos protegem uns aos outros, proteger é a forma mais pura do amor.

Por isso ninguém faz realmente parte de uma família se não se dedica a ela. Família não é convivência, família é cooperação, podemos conviver todos os dias com uma pessoa e essa nunca fazer parte de nossa família, se essa pessoa não coopera conosco, mas alguém que amamos pode estar do outro lado do mundo e cooperar financeiramente, afetivamente e espiritualmente comigo. E por isso ser minha família.

Também existe uma diferença entre cooperar e colaborar. Quem gosta de Xsalada vai entender esse exemplo. Para fazer um Xsalada, a galinha colabora, pois ela da o ovo e segue a sua vida, mas a vaca coopera, pois para dar o hambúrguer ele precisa entregar a vida.

Ser família não é colaborar, e cooperar, quando colaborar sem se envolver não é ser família, é ser ilha, ser família significa viver com outro, pois o outro é a nossa vida. 

Mas não é fácil. É preciso ser capaz de renunciar a uma porção de coisas que até podem parecer muito gotosas, mas que não passam vaidades e egoísmos. Com, por exemplo, passar as noites tranquilas no sofá, tranquilidade para fazer só o que quer; fazer seus planos sozinho sem pedir a participação dos outros, não dar satisfação da sua vida para ninguém.

Sejamos sinceros: para que me serve um palácio se nele a minha solidão se faz ainda maior? Para que serve um carão se não nos leva ao encontro de quem amamos? Para que serve um mega celular se não tem ninguém para ligar?

A família é algo simples, mas implica a renúncia do fácil e do imediato. Exige que acreditar que esse é o único caminho que eleva ao céu. 

Numa família há afeto e exemplo, há limites e respeito, há quem nos aceite como somos sem deixar de nos animar a sermos melhores. 

A família é tudo que temos nesse mundo. Podemos ser apenas dois... Mas é aí, e só aí, que podemos ser felizes.

Nossa casa é onde estão os nossos, MESMO QUE SEJAM SÓ DUAS PESSOAS. Longe de casa estamos sempre a caminho. O nosso coração não descansa senão nos braços de quem tem vontade de sorrir e de chorar conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails