HOJE É O ULTIMO DIA DO ADVENTO, amanhã já Natal.
Esse tempo de preparação para o Natal, que chamamos de advento, os textos bíblicos que ouvimos nas missas, tem o sentido de nos preparar para a tríplice vinda do Senhor.
- Na primeira vinda o Senhor apareceu revestido de nossa fraqueza e morreu por nós. Na pobre gruta de Belém aquele que criou Céu e Terra, todas as coisas visíveis e invisíveis, não quis se manifestas revestido de poder e glória, pois seriamos obrigados a adora-la. Na sua infinita bondade eu veio revestido de nossa fraqueza e deitado na manjedoura ergue os bracinhos pedindo colo.
- Na última será diferente, ele virá em sua glória, com seu exercito celestial, para separar as ovelhas dos cabritos. Aos justos dará a vida plena, ao seu lado no céu, aos ingratos pecadores a danação eterna.
- Mas não podemos esquecer que existe ainda uma vinda intermediária. Que acontece com todos nós que o acolhemos na fé, e aceitamos a salvação. Ele vem a nós que ouvimos a Palavra Sagrada, vem a nós quando estamos em oração sincera e verdadeira, vem a nós no santíssimo sacramento da Eucaristia.
No primeiro Natal o Senhor Jesus veio a nós fraqueza da carne. Neste, ele virá na força do Espírito, mas somente para aqueles que estão desejosos de recebê-lo, na última virá no esplendor de sua glória para julgar o mundo.
Na primeira, Cristo foi nossa redenção; na segunda vinda o Senhor se faz companheiro de caminhada; repouso no cansaço e consolo nas tribulações, na ultima vinda ele virá nos trazer o premio da nossa fidelidade, a alegria eterna.
Neste tempo de preparação para o Natal, devemos permanecer vigilantes para reconhecer suas vindas a cada dia, preparando-nos para o encontro com ele no Final – seja final dos tempos ou da nossa vida -, quando toda dor, todo pranto, toda morte serão vencidos!
Um dia inevitavelmente nos encontraremos com Deus e esse poderá ser o melhor dia de nossa vida, ou o pior deles.
Irmãos imaginem que tristeza seria a vida se não houvesse um Destino bendito! Que terrível a nossa existência, se não houvesse um Deus-Salvador, que fosse nosso companheiro na solidão e na dor, no medo e na angústia de cada dia!
Ao contrário, o Senhor Deus vem ao nosso encontro e já está próximo. Para a nossa Alegria precisamos reconhecê-lo e acolhê-lo!
O mundo está sedento de alegria, procura por ela. Agora mesmo, final de ano, tentaram encontra-la nas taças de champanhe, nas gordas refeições, nos repetidos votos de felicidade. Mas encontrão apenas alegrias passageiras.
Como, então, encontrar a alegria verdadeira?
Lembremos as palavras do Anjo a Virgem bendita, que ouvimos no evangelho, ALEGRATE CHEIA DE GRAÇA O SENHOR ESTÁ CONTIGO. A alegria verdadeira somente se o Senhor estiver conosco e nós com Ele. A verdadeira alegria é fruto da sincera conversão. Ouvir sua palavra e colocar em pratica.
Talvez você se pergunte o que devo fazer para bem prepararmos o santo Natal? A resposta é bem concreta: praticar fraternidade, a solidariedade, a caridade, não ser violento nem ganancioso. Abrir o coração para os irmãos é abri-lo para acolher a alegria que vem de Deus. É dessa nossa atitude que dependerá o destino de nossa vida!
O Messias que esperamos, aquele que vem para nos salvar é aquele que, “virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga!” Quão triste a nossa situação diante de Cristo se nossa vida não for mais que palha! Serviríamos apenas para sermos queimados no fogo eterno!
Sendo assim, alegra-se no Senhor quem o procura com sinceridade no caminho da conversão, amando-o e amando o próximo por amor dele! Façamos sincera revisão de nossa vida, mudemos o que em nós precisa ser mudado!
Faltam apenas um dia para o Natal! Mas ainda há tempo de fazermos muitas coisas. Maria se preparou durante nove meses para o nascimento de Jesus. Que ela nos ajude, agora, a nos preparar também, a fim de celebrar o seu aniversário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário