quinta-feira, 25 de outubro de 2018

PAZ

Ninguém em sã consciência deseja sofre, só alguém muito perturbada busca o sofrimento pelo sofrimento, nem os animaizinhos desejam passar trabalho. Desejamos sim paz e tranquilidade, sobra e água fresca, regalias e tudo de bom, sem imprevistos ou surpresas desagradáveis. 

Essa meus irmãos é a paz o que mundo oferece. Paz efêmera, imperfeita e passageira. É isso que alguém se refere quando nos diz, “me deixa em paz”, na verdade o que a pessoa quer é ficar na mesma, no erro, sem ser corrigida se buscar nada melhor para si. 

A paz que o Senhor Jesus nos traz é bem outra, é uma paz que queima, que nos coloca em movimento, que nos tira da acomodação, do conformismo com o pecado. A paz do dever cumprido, a paz da consciência tranquila a paz de ter cumprido a sua missão, de ter combatido o bom combate. Essa paz é duradoura e não nos abandona nem mesmo em maio as dores sofrimentos e injustiças. Nem mesmo no leito do hospital. 

Jesus nos alerta, vimos no mundo, e no mundo todas as relações humanas se revestem de conflito. Onde há relações Humana há conflitos. 

Colegas de trabalho briga, vizinhos brigam, marido e mulher se desentendem, irmãos as vezes passam anos sem se falar, pais e filhos brigam e acreditem até sogra e nora podem brigar. 

Dentro da mesma casa, no meio de uma mesma família sempre existirão circunstâncias em que uns se voltarão contra os outros. 

Jesus nos ensina que só haverá paz pelo Espírito Santo - o fogo que Jesus veio trazer para a terra. 

Jesus recebeu o Batismo do martírio, e estava ansioso em cumpri-lo, pois, somente assim Ele poderia enviar para nós o fogo do Seu Espírito Santo que é a chama que nos impulsiona para viver o amor.  

O Papa Francisco recentemente fez uma homilia na qual ele fala que não existem famílias perfeitas. Cada membro de uma família tem seus defeitos, cada um comete erros, ofende os demais. Uma família unida não é uma família formada de pessoas perfeitas, mas uma família formada de pessoas capazes de perdoar. 

O perdão é o único ponto de equilíbrio de uma família. Pois as ofensas, as mágoas, acontecem diariamente. E se não há perdão, a convivência dentro da família fica insuportável. 

As pessoas que sentem dificuldade de perdoar, não vivem em paz consigo mesmo nem com Deus. 

Quando perdoamos esquecemos a maldade de alguém que nos ofendeu gravemente, e liberamos a nossa mente para estar em paz com Deus e com o irmão. 

Guardar magoa em nossa mente é como guardar um escorpião dentro da nossa roupa. 

A mágoa nos destruindo por dentro, nos movendo para a vingança, até que realizemos atos de violência física ou verbal. 

Desse modo, podemos concluir que a mágoa é a pior doença mental, que afeta a nossa espiritualidade, que nos tira a paz e nos afasta dos irmãos e de Deus. 

O desentendimento entre as pessoas, são coisas inevitáveis, pois as pessoas são naturalmente diferentes. 

Os atritos entre os membros de uma família até são necessários. Pois se cada vê a solução de um certo problema de um modo, o outro já entende que a solução não é por ali, mas sim, de outro jeito e juntos podemos descobrir o melhor caminho. 

Nunca encontrei nem uma citação de nosso senhor proibindo brigar, mas encontrei muitas exigindo o perdão e a reconciliação. 

Quando fazemos opção por Jesus, já podemos imaginar o que vamos encontrar pela frente. Os desafios serão muitos, opositores, até mesmo na nossa família, porque nem todos vão concordar com o nosso modo diferente de viver, que com certeza, não será o mesmo de antes! 

A cruz é inevitável no caminho de um seguidor de Jesus, quem faz esta opção, é criticado por aqueles que não fizeram a mesma escolha. 

Ninguém pode dizer que foi enganado por Jesus. Jesus não fala o que queremos ouvir, fala a verdade: “se quiser me seguir toma a tua cruz”. O Senhor não promete facilidades, mas garante a felicidade. 

Todos os que viverem segunda a sua palavra serão! 

Jesus não veio trazer a Paz, pelo contrário, Ele provocou conflitos, incomodou os inimigos da Paz! O que Jesus nos trouxe mesmo, foi a arma para conquistarmos a Paz, o seu amor, manifestado por nós na cruz. Foi a sua ressurreição, que abriu o caminho para a verdadeira paz, uma paz contrária a paz que o mundo oferece! 

A paz, que é fruto da ressurreição de Jesus, foi conquistada com a arma mais poderosa que existe: o amor! Esta paz, todos nós podemos ter, mesmo em meio as turbulências deste mundo conturbado, um mundo que continua rejeitando o dono da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails