sábado, 20 de outubro de 2018

QUEM QUISER SER O PRIMEIRO...

A natureza humana é composta de fraquezas como: ciúmes, inveja, espírito de competição, e sede de poder. E Infelizmente, essas tendências se fazem presentes em todo tipo de grupos sociais, inclusive entre os cristãos. E isso nós vemos no Evangelho, uma disputa pelo poder entre os próprios seguidores de Jesus. E seguidores de perto, muito perto, os próprios apóstolos. 

Tiago e João se acharam no direito de serem destacados dos demais, e suplicaram a Jesus que lhes concedessem a honra de sentar um a direita e outro a esquerda de Jesus em seu trono de glória eterna. Um verdadeiro absurdo! Foi o que pensaram os demais discípulos, os quais imediatamente ficaram indignados com a atitude daqueles dois. 

Como vemos aqui, estava instalada uma divisão interna entre os escolhidos seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus com muita calma e paciência, pois conhecia como nenhum deles a natureza humana lhes mostrou que a realidade não funcionava assim. 

E mostra com clareza que existe uma grande diferença entre competição e rivalidade. 

Rivalidades são - disputa de poder, a tirania, a opressão, a inveja, a competição desleal, a perseguição dos oponentes, e nos alerta que isso acontece no mundo todo, principalmente na política. 

Mas que entre nós, seus discípulos, não deve ser assim. Isso é devemos buscar a competição sim, mas essa não vem da rivalidade, mas da competência, buscado ser cada vez melhor sim, mas nunca destruindo o outro. 

Em certa paroquia havia dois padres, muito piedosos e bondosos. Certa vez o padre auxiliar foi procurar o Bispo, dizendo: Excelência estou muito preocupado com o meu pároco, pois passas longas vigílias em oração quase não dorme, faz longos jejuns e mortificações, quase não come, e passa o dia a visitar doentes e socorrer os infelizes, se continuar assim não vai longe, logo acaba se matando de estafa, vossa excelência precisa falar com ele. 

Vendo a preocupação do jovem padre, foi no dia seguinte procurar o padre para orienta-lo a cuidar mais de si e da sua saúde. Mal entrando no escritório do pároco, foi saudado com alegria. – Excelência que benção recebe-lo em minha casa, eu estava mesmo precisando muito falar-lhe estou muito preocupado com meu auxiliar, , pois passas longas vigílias em oração quase não dorme, faz longos jejuns e mortificações, quase não come, e passa o dia a visitar doentes e socorrer os infelizes, se continuar assim não vai longe, logo acaba se matando de estafa, vossa excelência precisa falar com ele. Cada um queria ser melhor cristão que o outro, não derrubando o semelhante, mas se esforçando em aprimorar-se 

Jesus nos ensina que E que precisamos controlar os nossos impulsos egoístas, a nossa mania de grandeza própria da nossa natureza humana, e proceder EXATAMENTE O CONTRÁRIO DO QUE FAZEM O RESTO DO MUNDO! AQUELE OU AQUELA QUE QUISER SER O MELHOR ENTRE NÓS, O MAIOR DE TODOS, QUE SEJA O SERVIDOR DE TODOS. Como nosso Mestre Jesus que: "não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos". 

De fato somos fracos, e pecadores, somos frágeis em nossa natureza, mas o Bom Deus nos conhece sabe que barro somos feitos, pois foi ele mesmo que nos fez. 

O barro é uma material bem fraco mesmo, por muito pouco se aflige, o Bom Deus poderia ter nos feito de aço e seriamos fortes, de cristal e seriamos transparentes, sem mentiras ou falsidades, poderia ter nos feito de ouro e brilharíamos, mas nos fez de barro, porque esse material tem uma propriedade muito útil ele é maleável, com a mesma porção podemos tanto fazer, se me permitem um pinico ou uma obra de arte. 

Depende de nós o que seremos isso ou aquilo, se seguirmos o que mundo nos ensina, rivalidades egoístas, ganancias, vanglórias ou se seguirmos o que o Bom Deus nos ensina, bondade, generosidade, perdão. 

Na Quinta-feira Santa, Jesus lavou os pés dos seus discípulos e disse que seu exemplo deveria ser seguido. Lavem os pés uns dos outros, se compreenderem isso e praticarem, vocês serão verdadeiramente felizes. Com isso Jesus quis dizer que, a felicidade é um prêmio para quem vive a humildade. 

Como é difícil lavar os pés do irmão e aceitar o último lugar! Não é fácil perdoar, pedir perdão, sentir a sensação de estar sendo rejeitado e deixado de lado. É preciso lembrar que o humilde não vive para si, mas para Deus. Na prática, ser humilde é aceitar morrer para si mesmo. É como o grão de trigo que precisa morrer para produzir frutos. 

“Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!” Nunca é demais repetir esse pedido, pois o humilde será exaltado. Nossa Senhora foi a mais exaltada entre todas as criaturas porque, mesmo sendo a Mãe de Deus, manteve sua humildade e fez-se escrava do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails