sexta-feira, 24 de julho de 2020

A PÉROLA DE GRANDE VALOR

Talvez alguém se pergunto o que é o Reino de Deus? 
O Reino de Deus é o próprio Jesus, seu Evangelho, seus ensinamentos. Reino que já podemos experimentar agora, mas será pleno na outra vida. 

Mas, a pregunta mais importante é: como posso participar desse Reino de Paz e Justiça, numa vida sem males, sem egoísmo, violência, maldades, inveja, ganância? 

As parábolas falam em vender tudo, isso é, se livrar do apego exagerado aos bens materiais, ao comodismo, o ódio, rancor, mágoas. 

Comparando com o tesouro escondido, e perola de grande valor, Jesus está nos ensinado que tem mais valor o que não tem preço: a família; o lar; as amizades; e mais, que valorizando essas coisas mais que aquelas iremos alcançar o maior de todos os tesouros, o Céu. 

Se engana quem pensa encontrar felicidade na ganância e na exploração, e naquilo que podemos comprar. Quem não coloca o Reino de Deus em primeiro lugar, fica preso as coisas que impedem de viver o amor, e não será feliz, nem nessa vida muito menos na outra. 

Abrir mão dos apegos exagerado, é o preço há pagar, esse é o custo da felicidade que tanto almejamos. Que me adianta ter uma casa linda se ninguém me visita, que me adianta ter um bom carro se não posso visitar aqueles que são importantes para mim, que me adianta um celular caro se ninguém me liga, que adianta roupas boas se não tenho convite para festas. 

Jesus ainda nos apresenta a parábola da rede lançada o mar, que pega todo tipo de peixe, isto é, Deus oferece a salvação para todos. O mar é o mundo, a rede são as oportunidades que Deus nos dá, e os peixes somos nós, cada um do seu jeito. Estamos todos na rede, bons e maus, mas não compete a nós fazer a separação, pois nós julgamos apenas pelas aparências, Deus, que conhece o interior de cada um, no momento certo fará a separação. 

Com essas simples Parábolas, Jesus nos ensina acolher o Reino de Deus é muito mais que entender uma doutrina, mas é viver seus ensinamentos, orientando por eles todos os nossos atos. 

Nestas parábolas Jesus chamam nossa atenção para o supremo valor que devemos dar à nossa salvação. A vida eterna tem valor supremos, não pode ser comparada com nada desse mundo imperfeito e passageiro. 

Para que nós pudéssemos entender a importância do Reino dos Céus, Jesus o comparou com as coisas valorizadas da na vida terrena: Um tesouro escondido no campo que enche de alegria aquele que o encontrou, de modo que ele vende tudo para comprar aquele campo e fica dono do tesouro até então escondido. 

E as pérolas preciosas que aquele homem procurava era o que ele mais queria, e buscava com todo empenho até finalmente encontrá-la! 

A alegria desses homens que acharam seus tesouros, deve ser o nosso testemunho de alegria por termos encontrado Deus e a salvação para as nossas vidas. 

Na pescaria, onde os peixes ruins são lançados fora, e os bons são escolhidos, Jesus está falando do Juízo final, no qual nós seremos separados. Os bons vão para o Céu e os maus ou injustos irão para o inferno. 

Meus irmãos, minhas irmãs. O Reino dos céus é a coisa mais importante da nossa vida. Ou melhor, é a coisa que devemos buscar com todas as nossas forças, todos os dias da nossa vida. E quando estamos engajados nos caminhos que nos levam ao Reino de Deus, devemos largar tudo que pode ser obstáculo para a nossa santidade, e nos empenhar com todas as nossas forças para salvar a nossa alma, e as almas dos nossos irmãos de modo que mereçamos um dia entrar no Reino de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails