sexta-feira, 17 de julho de 2020

O JOIO E O TRIGO

Em três parábolas as grandes contradições da vida humana: 
- O joio & o trigo - contraposição do BEM E O MAL; 
- O grão de mostarda - contraposição do O MENOR E O MAIOR; 
- O fermento - contraposição do O POUCO E O MUITO; 

Com três pequenas histórias, simples e ligadas à vida, Jesus nos fala da bondade, da paciência, e da força de Deus, respondendo assim muitas de nossas dúvidas sobre o Seu Reino. 

1º sobre o Bem e o Mal. O joio e o trigo, são tão parecidos, que enquanto crescem podem ser confundidos, somente pelos seus frutos percebemos a diferença. Do mesmo modo, que bons e maus são bem parecidos à primeira vista, mas seus frutos nos dirão quem são. 

Jesus nos ensina que devemos ser como as plantas que conseguem crescer juntas com as ervas daninhas, sem se contaminarem, e ao mesmo tempo é um alerta, para estarmos vigilantes, pois corrermos o risco de cairmos nas armadilhas do inimigo, as tentações do mal que está a todo tempo nos cercando 

Por meio desta parábola, entendemos porque existe o mal no mundo. Deus semeou a boa semente da Palavra, mas o maligno semeou o joio da inveja, do ciúme, da rivalidade, da violência da corrupção, assim o joio foi semeado em toda parte, causando dor e sofrimentos. 

Mesmo assim, Deus é paciente e aconselha-nos a esperar a hora certa. Sugere cautela, cuidado e respeito até mesmo para com aqueles que chamamos de maus. Tudo tem a sua hora. Chegará o dia da colheita quando então, no juízo final, os filhos do maligno serão separados dos justos. 

É fácil ser bom, vivendo onde só impera o bem, o desafio mesmo, é ser bom, onde o bem e o mal se misturam. É no confronto com o maligno, que provamos a nossa adesão a Jesus, é aí, que damos testemunho da solidez da nossa fé. 

2º sobre o menor e o maior. A parábola do grão de mostarda nos mostra que as coisas de Deus começam pequenas e depois, e assumem proporções incríveis. Comparando o Reino dos céus com uma minúscula semente, Jesus afirma que o crescimento do Reino, começa a partir de pequenas iniciativas! 

Aquele que vai em busca de grandiosidade, em busca de autopromoção, de vã glória, nunca farão parte do Seu Reino. 

A semente de mostarda é figura de coisa pequena e de pouco valor, assim se faz as coisas de Deus, por pequenos gestos de perdão, solidariedade e amor, sem nem uma pretensão, e como diz a parábola, OS PÁSSAROS VÊM FAZER NINHO EM SEUS RAMOS, quem age assim se torna proteção e abrigo para os pequenos e frágeis. 

3º O pouco e o muito - Na terceira parábola, Jesus compara do Reino dos céus com o fermento misturado na farinha. Com esta comparação, Jesus diz que O POUCO COM DEUS É MUITO, pois a presença de Deus em nossas vidas é uma força transformadora. Transforma o ser humano a partir de dentro. Muito mais do que fazer um milagre em nossa vida o que o Senhor deseja para nós é uma vida toda nova. Como o fermento que transforma toda a massa, o Reino de Deus transforma a vida inteira das pessoas. 

O bem e o mal, o menor e o maior, o pouco e o muito, são escolhas que devemos fazer se desejamos participar o Reino de Deus, escolhas que atingem o interior de cada um de nós, nos aliviando de nossos fardos e nos trazendo a paz e felicidade verdadeira nesse mundo e no outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails