quinta-feira, 30 de julho de 2020

5 PÃES e 2 PEIXES


Com 5 pães e 2 peixes Jesus alimentou 5 mil homens sem contar mulheres e crianças, e sobraram doze cestos. 

Queridos irmãos, o relato da multiplicação dos pães, nos traz duas grandes lições, uma sobre a Eucaristia, outra sobre a solidariedade. 

Primeiro, esse relato nos ensina que Jesus é o único alimento completo, o único que serve ao corpo, à alma e ao espírito. 

Como descreve Mateus, primeiro Ele curou os doentes, livrando-os do mal do corpo. Depois com a sua Palavra de Vida, alentou a fé deles. Finalmente lhes saciou a fome com pão e peixe. 

Jesus é o Pão da vida, o único que alimenta o corpo, a alma e o espírito, o pão que liberta de todos os vícios, o pão que cura, o pão que salva, e dá a vida eterna. 

E mais meus irmãos, na multiplicação dos pães Jesus demonstrou o seu cuidado, a sua atenção e o seu amor por aquelas pessoas que o seguiam. Esse mesmo cuidado, atenção e amor, Nosso Senhor oferece a cada um de nós que vem ao seu encontro na Santa Missa. 

A Eucaristia é o grande tesouro da Igreja, e o centro da vida do cristão. A Eucaristia não apenas maravilhoso que Jesus nos oferece, mas Ele próprio, que se oferece a nós. É o próprio Jesus. Deus vivo que se faz presente no nosso meio, próximo de nós e acessível a todos aqueles que O buscam. Por isso que a cada Missa saímos com as forças renovadas, e com a fé alimentada, para seguir nossa jornada em meio as cruzes e provações dessa vida. 

Em segundo lugar o relato da multiplicação dos pães nos ensina sobre a solidariedade cristã. 

Vejam, os discípulos lhe pediram “despede a multidão. Quantas vezes nós, como os discípulos de Jesus, também queremos nos ver livres das pessoas quem veem ao nosso encontro pedindo ajuda? 

Todos os dias nos deparamos com alguém em dificuldade, e pesamos: “ não tem nada que eu possa fazer”. 

Os discípulos de Jesus também pensaram, não temos como alimentar tanta gente. Mas Jesus não esperava que eles resolvessem os problemas dos outros, Jesus perguntou: 

- O que vocês podem fazer? 

- Olha temos aqui 5 pães 2 peixes. 

- Ótimo, façam o que puderem. 

Tantos passam fome, outros tantos estão doentes, precisando de remédios e exames, não temos como resolver isso, mas, se engana quem “diz não posso fazer nada”. Sempre tem algo que podemos fazer, mesmo que sejam apenas uma palavra de conforto. 

Jesus ensina que, não podemos simplesmente nos livrar, de quem nos pede ajuda, e que também não basta sentir pena, mas é preciso ação. 

Jesus, não quer que resolvamos os problemas dos outros, mas Ele espera que façamos o que estiver ao nosso alcance e o resto ele fará. 

Mas, como vemos no Evangelho, não é só de pão que o as pessoas precisam. Jesus lhes oferece também a Palavra, mais do que dar pão como igreja devemos mostrar Jesus, o Verdadeiro Pão do Céu. 

Se fizermos a nossa parte, e confiarmos em Deus, e veremos os milagres acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails