sábado, 12 de dezembro de 2020

3º DOMINGO DO ADVENTO


Estimados irmão e irmãs estamos vivendo esse tempo tão lindo de preparação para o Natal, pessoalmente é a minha época preferida do ano, tão iluminado, colorido, festivo. Tempe em que nos preocupamos um pouco mais uns com os outros, tempo em que as famílias fazem um esforço a mais para se encontrarem e estar junto. Dificilmente alguém, não gosta do Natal, mesmo as pessoas que ainda não tiveram o seu encontro pessoal com Deus experimentam algo diferente no Natal. 

Hoje o Evangelho nos fala desse grande homem de Deus, São João Batista. Quero chamar a atenção para dois pontos. 

1º - Ele, se aproximou tanto de Nosso Senhor, que até foi confundido com Ele, como acabamos de ouvir. João Batista, é um modelo para todos nós, pois aquele que honra seu nome de Cristão, deveria se esforçar em refletir a Luz Deus, em nossas palavras e ações. Infelizmente nem sempre conseguimos, pois ainda termos um pouco de vaidade, um pouco de egoísmos, de ranços, de magoas, fraquezas e pecados, são como manchas que nos impedem de refletir essa luz de Deus. 

Lembro de uma história que li a um tempo atras: nessa época de Natal, uma professora do 3º ano da escola Estadual Costa e Silva do Jardim Lindóia, Zona norte de Porto Alegre, pediu que as crianças desenhassem Deus. Um dos meninos desenhou um velhinho numa Kombi. Na hora de apresentar seu desenho, o menino disse que esse velhinho vinha todas as manhas trazer pão na vila onde ele mora, e em algumas vezes essa era só o que comiam o dia todo. A professora investigou e descobriu se tratar do Pe. Reis da Igreja do Caravaggio, que todas as manhãs com sua Kombi velha, distribuía pão por ali. Fico imaginando o que sentiu o Pe. Reis naquele dia em que foi confundido com Deus. E ao mesmo tempo quanto eu ainda preciso melhorar para um dia ser confundido com Deus, como João Batista, como Pe. Reis, a Kombi velha era o seu púlpito, e o pão dormido que distribuía a cada dia a sua pregação. 

Porque falar de Deus para alguém, não é anunciar uma teoria, mas é falar de quanto Ele nos ama e do que Ele já realizou em nossa vida, muito mais com gestos de amor do que com palavras, essa é a mensagem chega ao coração de quem ouve. 

Sempre que fazemos um carinho para alguém, enxugamos uma lagrima, estendemos a mão para alguém que precisa deixamos uma marca, mesmo nos corações mais duros, que nem mesmo o tempo poderá apagar, e um dia, pela graça de Deus vai dar frutos. 

2º - João Batista também disse: Eu sou a voz que clama no deserto. Não fiquemos desanimados se às vezes parecer que estamos clamando no deserto. Falamos e parecer que não tem ninguém nos escutando. 

Eu ficava pensando assim, nas cerimônias de casamento, pois são tanta preocupação, com roupas, decorações, cerimonialistas, fotógrafos, que o aspecto religioso do casamento passa batido. Até um dia um casal lá de Canoas, vieram me procurar para receber a benção de 15 anos de casados. Eles disseram que não foi fácil, no início, tiveram muitas brigas e dificuldades, mas uma coisa que eu falei na cerimônia ajudou eles em todas as dificuldades: Todos os dias recomeçar a amar, amar sempre e em todas as circunstâncias não é possível, mas recomeçar sempre é possível. Para mim foi um choque e eu pensei que era só uma voz que clamava no deserto sem ser ouvido, mas agora sei que uma palavra na hora certa pode fazer toda a diferença na vida das pessoas. 

Por isso, papais e mamães que falam de Deus em casa, e praticam a fé diante dos filhos, mesmo que pareça que não estão prestando atenção, não estão perdendo o seu tempo. Pois um dia, talvez nem estejamos mais aqui, quando vier a dificuldade seu filho lembrará, meu pai rezava, minha mãe ia a Igreja, e seu filho vai saber onde buscar ajuda, e será socorrido por Deus, porque aquele filho lembrou do testemunho de seus pais, e voltarão para Deus, pois o esforço do seu pai não foi em vão. Embora não pareçam, aquelas palavras ficaram gravados no coração daqueles filhos, esperando o momento oportuno para brotar. 

Por isso, não desanimemos! Vamos Continuar semeando a palavra de Deus, testemunhando a fé, confiando que o Bom Deus fará a sua parte, cuidando dos detalhes que conduzem a conversão. 

Posso Contar com você?

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails