quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

1º de janeiro 2021


A Igreja dedica o primeiro dia do ano da Nossa Senhora - Santa Maria, Mãe de Deus – no convidando a consagrar todo esse ano a sua proteção maternal. Maria, com o seu "sim" a Deus, traz ao Mundo Jesus, o nosso salvador.

Hoje também é o Dia Mundial da Paz: em 1968, o Papa Paulo VI pediu a todas as pessoas de boa vontade que, neste dia, rezassem pela paz. 

Hoje também o primeiro dia do ano: é o início de um novo ciclo que queremos percorrer de mãos dadas com Deus. Amém? 

Na primeira leitura, da missa de hoje, do livro dos Números, nos recorda a presença do Bom Deus em na nossa vida, e que a sua bênção nos dá vida em plenitude. 

Nesta tríplice "bênção", a cada invocação, dois pedidos de bênção: "que Senhor te abençoe e te proteja"; "que o Senhor faça brilhar sobre ti a sua face ou seja - 'que te mostre um rosto sorridente e favorável' e se compadeça de ti"; que Senhor dirija para ti o seu olhar - que significa 'olhar para ti com benevolência', te 'acolha’ e te conceda a paz" – que é o 'shalom' - no sentido de bem-estar, harmonia, felicidade plena. Este texto nos diz que que tudo é dom do amor de Deus, que está ao nosso lado em cada dia do ano, oferecendo-nos vida plena e a felicidade em abundância. 

Deus, nunca nos abandona, Ele continua derramando sobre nós, sobre nossa família, nossa casa, nossa vida sua benção de vida em plenitude. Nós sim que muitas vezes abandonamos o Senhor. Lembre-se que nunca foi sorte, sempre foi Deus. É de Deus que tudo recebemos: vida, saúde, força, amor e aquelas 1001 pequenas coisas que preenchem a nossa vida a cada dia, sempre foi Deus. 

Na segunda leitura, Paulo nos fala do amor de Deus, que envia o seu filho ao mundo com a missão de levar-nos a um novo tipo de relacionamento com Deus - o de "filhos" de Deus – livres, amados, e herdeiros com Cristo da vida eterna. 

Essa nova situação nos dá direito de chamar a Deus "abbá" – papaizinho. Ser cristão, meus irmãos é uma experiência de encontro com um Deus que é PAI. - Isto é, um papaizinho muito próximo, com quem nos identificamos, a quem amamos, a quem nos entregamos, e em quem confiamos plenamente. E sendo "filhos" de Deus: estamos unidos a todos como irmãos. 

O texto do Evangelho, diz que, após o anúncio do "anjo", os pastores dirigiram-se a Belém e encontraram o menino Jesus, deitado numa manjedoura. Vejam meus irmãos, o nascimento de Jesus, provoca grande alegria á aqueles que, ouvindo a palavra, vão procurar por Jesus. Até hoje meus irmãos, todos que ouvem a palavra em vão procurar o encontrão, simplesmente porque ele quer ser encontrado. 

Deus nos ama, quer a nossa felicidade e, por isso, tem um plano de salvação para nós; e esse plano nos foi apresentado na pessoa, nas palavras e nos gestos de Jesus. Irmãos, a verdadeira felicidade não está nas ideologias político partidárias, ou no poder do dinheiro, ou na posição que ocupamos na escala social, mas sim na pessoa, palavras e gestos de Jesus. 

Maria Santíssima, a Mãe do Senhor, é o modelo fé para nós, que mesmo na sua pobreza, mesmo em meio aos seus limites, sem um berço, sem uma casa, sem ter sequer uma roupinha para oferecer, acolhe Nosso Senhor de todo o coração, e não poupa esforços para realizar a missão que Deus lhe confiou. Nós muitas vezes pensamos, se eu ganhar na sena vou ajudar muita gente, ou se eu tivesse mais tempo livre iria ser catequista, eu se tivesse isso ou aquilo me doaria mais para a Igreja. Maria tinha quase nada, mas se entregou totalmente, não buscou desculpas, mas buscou servir a Deus com todas as suas forças. 

Neste dia dedicado a Mãe de Deus, suplicamos a sua maternal intercessão, para que possamos caminhar cada dia desse ano na presença de Deus, pois coisa boas acontecem quando estamos perto de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails