quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

4º DOMINGO TEMPO COMUM


Na 1ª. Leitura - do Livro do Deuteronômio - nos dizia que: o povo que caminhava no deserto pediu a Moises profetas. Pessoas que lhes instruíssem, lhes falacem de Deus e falacem de a Deus por eles.

É assim meus irmãos, quem está perdido, desorientando, andando pelo deserto da arrides, da solidão, da desolação, quem perdeu o caminho não consegue reencontrá-lo sozinho, precisa de alguém que o conduza em seus primeiros passos.

O temor e a vergonha pelos erros do passado também são obstáculos duros de ultrapassar. Já encontrei com muitas pessoas que não acreditavam que Deus poderia os perdoar os aceitar de volta.

Moisés disse, o Senhor continua sempre enviado seus profetas, para nos animar, consolar, para orientar, e corrigir quando erramos, nós que tantas vezes não estamos atentos, ou pior não queremos escutar a voz do Senhor.

Deus, nunca nos abandona, Ele continua a enviar profetas para nos animar a permanecer firmes, no caminho do amor. Basta que estejamos atentos e de coração aberto.

E mais que isso, cada batizado é chamado a ser profeta. No entanto, só deve falar em nome de Deus, quem estiver unido a Ele, por uma vida de oração, pela prática dos sacramentos e a vivência da caridade. Quem usa o nome de Deus de maneira interesseira ou leviana vai sofrer consequências, como nos alerta o próprio Moises.

Logo em meus primeiros dias no seminário ensinaram-me que: para falar de Deus não precisamos de cursos e cursos, mas de um coração humilde e generoso, e claro uma vida de oração.

Salmo - Sl 94 nos diz que o Senhor nos envia pessoas para apontam o Caminho de Deus e da felicidade, se termos a humildade de ouvir seremos tocados pela Sua graça e teremos a nossa vida transformada.

Quando escutamos alguém falando em Nome do Senhor nós sentimos a Sua presença e o nosso espírito se alegra. Infelizmente há quem desprezar as palavras dos enviados de Deus e perdemos a chance de prosperar humana e espiritualmente. Por meio dos Seus pastores o Senhor cuida de nós, Seu rebanho. Somos ovelhas que Ele conduz com a Sua mão.

Na segunda leitura, São Paulo diz aos Coríntios que às pessoas que desejam se dedicar ao serviço do Senhor, se mantenham livres das obrigações do matrimônio. De fato, são duas formas de santas de servir a Deus, a vida consagrada e o matrimônio. Duas vocações completas em si mesmas.

São Paulo foi celibatário, pois ele entende que o celibato e a missão apostólica se encaixam de incontáveis maneiras.

Quando nos consagramos ao Senhor, o zelo pelas coisas de Deus deve vir sempre em primeiro, assim como os casados, devem colocar a família em primeiro lugar, servindo ao Senhor na sua família.

Na consagração ou no matrimônio o importante é colocar sempre Deus em primeiro lugar, servido a Deus segundo nossa forma de vida, ou uma vocação completa a outra formando a única Igreja de Cristo.

No Evangelho ouvimos que o jeito de Jesus viver e pregar, chamava a atenção de todos. Jesus diferente dos fariseus e mestres da lei, do seu tempo, que desprezavam as pessoas pobres e sofredoras, pois para eles a pobreza e o sofrimento era castigo de Deus, fruto do pecado.

Jesus, ou contrário colocava as pessoas em primeiro lugar, e procurava socorrer e aliviar os seus sofrimentos, sem julgar ou condenar.

Essa palavra de autoridade de Jesus, para socorrer os necessitados, e libertar dos sofrimentos, é hoje dada a todos os batizados, Palavra de animo, Palavra de consolação, Palavra que cura, acalma, e encaminha para vida com Deus. Me faço entender?

Jesus abriu para nós Um Novo Caminho para que possamos cada dia mais nos aproximar da casa do Pai. Sabemos que foi pelo Seu Sangue derramada na Cruz que tivemos acesso a este Caminho.

Nossa Senhora é o nosso modelo! Com Maria nós aprendemos a permanecer firmes aos pés da Cruz, com os olhos voltados para o céu confiantes em que os planos do Pai se realizam a cada passo da nossa caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails