quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

NAVEGANTES


Nossa da Boa Viagem é a Mãe dos Navegantes, é a Estrela que nos conduz. Assim como nos navegadores encontravam o caminho a seguir nas noites escura guiados pela Estrela Dalva, a maior e mais brilhante estrela do céu, nós sempre podemos contar com Nossa Senhor para não nos perdermos de Jesus caminho, verdade e vida nas jornadas desta vida.


A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes é da época das Cruzadas, Eles precisavam atravessar o Mar Mediterrâneo, enfrentando muitos peregrinos para visitar a Terra Santa, assim, antes de partir, eles participavam da Santa Missa, pedindo a proteção de Nossa Senhora dos Navegantes para enfrentar, os perigos do mar, as tempestades e os ataques dos piratas.

Mais tarde com o início das grandes navegações, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes cresceu ainda mais, e passo a ser conhecida também como Nossa Senhora da Boa Viagem.

Dessa forma a devoção chegou a Brasil, com os navegantes portugueses, desde a época do descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500.

A Virgem Maria é essa estrela luminosa, que nos guia, que nos mostra a direção certa, para chegarmos ao porto seguro, que é Jesus Cristo. Dessa forma, compreendemos que a Senhora dos Navegantes não é somente a protetora e a intercessora dos navegantes, mas de todos nós, que navegamos nos mares da vida, tantas vezes agitados e perigosos deste mundo.

Da mesma forma que os magos do oriente foram guiados pela estrela para Belém, para lá encontrar o Menino Deus e o adorar6, também nós somos guiados por Maria, até nos encontrar definitivamente com seu divino Filho, no porto seguro, que é o Reino dos Céus.

Por isso, Nossa Senhora é modelo de Igreja, intercessora e auxílio nas tribulações, e Mãe de todos nós, seus filhos. Diante dessa bela e luminosa Estrela do Mar, que é Maria Santíssima, não temos o que temer.

No Brasil, a devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem foi a primeira a desembarcar em terras brasileiras. Todas as naus portuguesas, como as de Cabral, sempre gravavam o nome dela nas popas de seus barcos e preparavam o nicho no castelo da proa para ela, pois com sua proteção, não morreriam na solidão do mar, e depois dessa vida alcançariam a paz eterna no céu.

Aqui em nossa cidade, junto a ponte da Cachoeira, em 1932, foi construída a uma Igreja dedicada a Padroeira dos Viajantes, sendo essa a única saída da capital para que iria para serra ou para o mar, todos os viajantes antes de seguir suas longas e penosas viagens, paravam na Igrejinha para pedir a proteção da Santa.

Desde quando foi construída em 1932, a primeira igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, a imagem que era venerada na antiga capela é a mesma que, hoje.

Fico imaginando nesses 88 anos, quantas pessoas que nas horas difíceis da vida vieram se colocar aqui, diante dessa imagem pedido proteção e abrigo.

A mãe sempre tem um jeito especial para consolar seu filho. É comum vermos aquela cena do neném chorando no colo de alguém, só o colo da mãe é capaz de fazer a criança parar de chorar e até dormir com aquela sensação gostosa de paz e segurança.

Maria consola também cada um de nós em nossas aflições. Quando estamos diante das cruzes da vida, devemos procurar o colo da Mãe. Ali conseguiremos o sono tranquilo de criança que sabe estar segura.

Procure o colo da Mãe. Ela está aqui a te oferecer o que ela tem de melhor o seu filho, Jesus. Pois com Jesus vencerá toda a aflição.

Quando estiver aflito, venha a igreja, se coloque diante da venerável imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem fique um momento em silêncio; consagre seu coração a Virgem Maria. Ela o pegará no colo e o colocará junto de seu Filho, Jesus. Ali não temos mais razão para ter medo.

Sabemos que não temos aqui na terra uma morada definitiva. Temos uma viagem a fazer. O destino desta viagem é Deus. Nessa Viagem da vida, Jesus é o Caminho e Maria o GPS.

Voltemos nosso Olhar para a imagem de Nossa Senhora e peçamos à Mãe da Boa Viagem, que nos acompanhe nos caminhos da vida, rumo ao céu.

Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails