quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

PESCADOR DE HOMENS

Toda a sagrada escritura poderia ser resumida numa única frase – O Bom Deus nos ama, e por esse amor tão grande, nos chama para estar com ele, pois só junto à ele seremos verdadeiramente felizes. 

A nós parte é responder a esse convite, mas pode ser uma resposta só da boca para fora, dizer uma coisa e fazer outra. A resposta ao chamado de Deus é seguir sua Palavra, simplesmente colocando o amor e a misericórdia em todas as coisas que fazemos, em todas as nossas escolhas e relacionamentos. 

Na primeira Leitura, através da história de Jonas, vemos o quanto Deus amou o povo de Nínive, enviando o profeta, para os advertir que se não mudassem de vida, esse caminho os traria dor e sofrimento. A primeira lição é que o Senhor ama a todos. Mesmo os Ninivitas, povo mau, prepotente, injusto e opressor, ama a todos sem excepção, e sobre todos deseja derramar a sua bondade e a sua misericórdia. 

A segunda lição é a prontidão na resposta dos ninivitas, eles "acreditaram em Deus" e imediatamente "saíram do mau caminho e fizeram penitência". Vejam que lição para nós, se esses pagãos, maus, prepotentes, injustos e opressores são capazes de ouvir à Palavra de Deus, muito mais nós, que somos o povo de Deus, deveríamos estar dispostos a conversão. 

Não é para quando eu tiver tempo, ou quando me aposentar, não é para quando me formar, ou depois das férias, não para quando eu tiver um bom emprego, nem mesmo dá para deixar segunda feira. É para já! Devemos aproveitar todas as oportunidades do nosso dia para ser gentil, para falar de Deus para pessoas, perdoar prontamente, e sempre estender a mão para quem precisa. 

No Evangelho ouvimos Jesus chamando seus primeiros discípulos, mas antes deixa claro que para estar com Jesus, é necessário seguir o caminho da conversão. 

O Evangelho inicia com as palavras de Jesus - "O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho” – Isso é, chegou o tempo de Deus, ele vem cumprir suas promessas – Crede no Evangelho, corrigi a vossa mentalidade e o vosso proceder. Para participar desse tempo de paz, de justiça, de abundância, de felicidade sem fim; primeiro é preciso renunciar ao pecado, ao egoísmo, ao orgulho, à autossuficiência. 

Dito isso, Nosso Senhor, convida os primeiros discípulos, Pedro e André, Tiago e João, esse são de fato, os primeiros a aceitar esse convite a conversão - isto é - mudar o seu esquema de vida, de forma que Deus esteja sempre em primeiro lugar. Duas coisas chamam a atenção: 

1º Jesus chama pessoas "normais", comuns como nós, com um nome, com uma história de vida, com uma profissão, com uma família. 

2º Esse convite não é para aprender e depois repetir um conjunto de normas e leis; mas é um convite para estar com Jesus, para ter uma amizade com ele, e ser uma nova criatura, vivendo o amor a Deus e aos irmãos. 

A segunda leitura, de São Paulo aos Coríntios, nos alerta que precisamos ter pressa pois "o tempo é breve" - isto é, que as realidades e valores deste mundo são passageiros. Tudo vai passar, as coisas que nos fazem sofrem vão passar, mas aquilo que nos é valioso também via passar, tudo vai passar. Só Deus não passa. 

Pois isso meus irmãos devemos viver o tempo presente, em função do tempo futuro, usar os bens passageiros para ganhar os bens eternos. 

Especialmente, quando precisamos fazer escolhas, devemos lembrar que "o tempo é breve". A todo o instante somos colocados diante de realidades que se opõem ao Evangelho, sejam elas: a moda, a modernidade, o famoso todo mundo faz, preconceitos, vaidades e egoísmos, nada disso deveria influenciar nossas escolhas, mas sempre devemos escolher Deus. 

Não se trata de desprezar as coisas boas da vida, mas de não colocar nelas, a nossa esperança, a nossa segurança, e o objetivo final da nossa vida. 

Que triste quando encontramos alguém que valoriza mais casa do que a família, o automóvel do que os passageiros, o alimento que está sobre a mesa do que as pessoas que a rodeiam; que se preocupar mais em agradar as pessoas do que a Deus, vivem de aparência, guardam magoas, planejam vinganças. 

Lembremos sempre que o tempo é breve, e que vida não encontra sentido neste mundo. Estamos apenas de passagem, essa vida presente é apenas uma viagem ao encontro dessa vida verdadeira e definitiva. Me faço entender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails