quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

SÃO BRÁS - MEDICO, SACERDOTE E BISPO


Invocado contra os males da garganta e protetor dos animais.

São Brás foi um homem de fé, valoroso médico que não só curava as pessoas de suas doenças, mas também dos males da alma. Tinha grande compaixão dos mais necessitados e usava de seu ofício para ajudar a todos sem discriminação.

São Brás nasceu na Armênia perto do ano 264. No desejo de se aproximar mais de Deus a uma certa altura da vida, resolveu, tornar-se um eremita e viver em oração, vivendo numa gruta por anos.

Logo, sua fama de santo se espalhou por toda a região, pois ele atendia a todos que o procuravam e muitas pessoas ficaram curadas de suas doenças do corpo e da alma.

Com falta de um padre na região, a população pedia que ele se tornasse padre para tomar conta do povo de Deus. Ele foi morar na cidade, estudou e se ordenou padre. E, pouco tempo depois, ficou Bispo. Construiu uma casa simples perto da gruta em que ele morou, e dali dirigia igreja como Bispo da região.

Vivia-se o pior tempo da perseguição dos cristãos pelo império Romano, e o governador chamado Agricola seus soldados para o mato capturar leões e tigres, para devorarem os mártires cristãos presos nas arenas.

Quando os soldados chegaram perto da gruta do santo, viram as feras do mato convivendo mansamente o santo. Com espanto geral correram para contar ao governador o que estava acontecendo.

Quando o Governador ficou sabendo do bispo cristão, o mandou prender São Brás. Ele não fez nenhuma resistência. Na presença de Agricola, foi ordenado que São Brás renunciasse a Jesus Cristo e à igreja, e adorasse o Divino Imperador Romano. São Brás, então, disse que nunca deixaria de adorar a Deus e a Jesus Cristo. Disse ainda que a Igreja jamais acabaria porque era guiada pelo Espírito Santo.

Por várias vezes o Governador tentou coagi-lo a apostasia, seja pelas torturar ou promessas de riquezas, mas ele nunca cedeu. Muitas pessoas visitavam o Santo na prisão para vê-lo e pedir orações.

Mesmo na prisão e sofrendo torturar e privações São Brás, continuava atendendo muitas pessoas como médico e como bispo, dando conselhos e fazendo orações.

Um dia, uma mãe desesperada o procurou porque seu filho estava quase morrendo com um espinho encravado na garganta. São Brás olhou para o céu, rezou e, em seguida, fez o sinal da cruz na garganta do menino. No mesmo instante, ele ficou milagrosamente curado. Por esse milagre, até os dias de hoje São Brás é invocado para curar os males da garganta.

Até hoje, quando alguém se engasga costumamos dizer: "São Bráis que no prato tem mais”, ou simplesmente: "São Brás."

Nas Igrejas de todo o mundo essa benção é feita no seu dia, com duas velas cruzadas sobre a garganta dos fiéis.

Duas mulheres que foram à prisão ajudar São Brás por causa dos ferimentos das torturas que ele sofrera. Porém, elas foram afogadas pelos soldados ao serem jogadas da muralha em um lago. São Brás, vendo a crueldade, gritou com os soldados, esses foram lá e jogaram o santo da muralha no lago também, mas milagrosamente ele andou sobre as águas.

Ao saber disso, o governador mandou decapitar São Brás. Assim, ele foi morto tendo sua garganta cortada pela espada, em 3 de fevereiro de 316.

Oração a São Brás: "Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores a Deus. Amém".

A bênção de São Brás: "Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails