sexta-feira, 26 de agosto de 2022

quem se humilha será exaltado

 

Neste final de semana em que comemoramos o dia do catequista, é bom lembrar que a maior parte da vida pública de Nosso Senhor, foi dedicada a missão de catequizar.  Jesus não cansava de ensinar a Palavra de Deus, e repetir quantas vezes fosse preciso, respondia perguntas, contava parábolas, falando de maneira simples através de exemplos do cotidiano.

Obrigado catequista, por continuar essa nobre missão de Nosso Senhor, de conduzindo os pequeninos no caminho da salvação. DEUS TA VENDO!

Evangelização é em primeiro lugar testemunho e depois pregação, o cristão precisa primeiro se esforçar para viver o evangelho para depois anuncia-lo. Quem prega o que não vive, está cometendo o pecado da HIPOCRISIA.

Devemos catequisar através do nosso exemplo de vida, pois o nosso testemunho fala mais alto do que as nossas palavras. Por Exemplo:  eu acho errado beber bebidas alcoólicas e fumar, ninguém vai ver-me falando contra quem bebe ou fuma, mas eu garanto que nunca alguém vai me ver bebendo, ou fumando.

Imaginem uma nutricionista obesa, ou um dentista desdentado. São no mínimo Ridículos, a mesma coisa, aquele que não se esforça para viver o Evangelho, não tem autoridade para ensiná-lo aos demais. Pois ninguém botará fé no que ele diz.

Antes de tirar o cisco do olho do irmão tire a trave do seu olho, ou seja, antes de julgar o irmão, corrija-se a si mesmo.

Corremos o risco de humilhar o nosso próximo, revelando os seus defeitos, sob a desculpa de que estamos “só querendo ajudar. ”

O Senhor Jesus, ainda nos diz, árvore boa dos frutos bons, arvore má dos frutos maus...  Assim como toda a árvore é conhecida por seus frutos, pelas obras podemos distinguir os cristãos autênticos dos que desejam apenas se aproveitar das pessoas.

Vejam, não são pelas palavras que conhecemos uma pessoa, mas pelo bem que ela faz, ou deixa de fazer, pelas obras a que essa pessoa se dedica.

Com diz o ditado falar bonito até papagaio fala. A pessoa reta e justa produz frutos de santidade para o próximo e para si próprio.

Uma pessoa pode esquecer o que você disse para ela na hora da dor e da dificuldade, mas ela não vai esquecer que você esteve lá ao seu lado, não vai esquecer que você lhe estendeu a mão, ou lhe enxugou uma lagrima.

Queridos irmãos, quem sabe vamos falar menos e fazer mais gestos de amor ao próximo. Essa é a linguagem do coração, que é compreendida por todos e toca até os corações mais duros.

Nós católicos nascemos para buscar as coisas do Alto.

Feliz do marido que se casou com uma mulher que aponta para ele onde o Senhor está. Felizes os filhos, cujos pais também lhes apontam o Senhor. Muitas vezes, os pais têm dificuldades de apontar Deus para seus filhos, pois acabam trocando o Senhor por outras coisas.

A Família de Nazaré nos dá uma lição de vida familiar: sua comunhão de amor, sua beleza austera e simples, seu caráter sagrado, sua lição de trabalho em família, entre outras.

O Evangelho de hoje nos fala da humildade, percebemos como o orgulho é o maior obstáculo à fé, pois o orgulho é autossuficiente, é certo que a humildade torna a nossa fé mais poderosa, uma vez que o humilde sabe que sem Deus nada pode.

O mesmo se diga da esperança: o orgulhoso confia em si mesmo e presume demasiado das próprias forças; quase nem pensa em implorar o auxílio divino. O humilde, pelo contrário, põe toda a confiança em Deus, porque desconfia de si mesmo.

A esperança por sua vez, torna-nos mais humildes, porque nos mostra que os bens celestiais estão de tal modo acima de nossas forças que, sem a força do alto não poderíamos alcança-los.

A caridade tem por inimiga o egoísmo; e floresce nas mais humildades, visto que são as mãos mais pobres que mais se abrem para partilhar.

Percebemos em nossa sociedade pessoas correndo atrás dos primeiros lugares, escolhendo o trabalho que dê mais lucro, procurando lugares que deem destaque, status e importância. E isso cria um clima de rivalidade, de ódio e conflitos; trazendo sérios estragos para as pessoas, além de sérios estragos na família, no ambiente de trabalho, na sociedade e também nas igrejas. É daí que nascem os egoístas, interesseiros e corruptos, endividando as pessoas e tirando-lhes a paz.

Jesus nos diz: “Quem se exalta será humilhado e aquele que se humilhar será exaltado; Quando deres uma refeição, não convide os que poderão te retribuir; pelo contrário, convida os pobres. Terás uma recompensa na ressurreição dos justos”.

Jesus não rejeita o amor familiar, nem as relações amistosas. O que não aceita é que elas sejam exclusivas, sem espaço para os que são de fora desse círculo, Jesus não aceita são as panelinhas, que só entram os ricos, e onde os menos favorecidos são barrados.

Os cristãos precisam construir um mundo mais humano e fraterno, rompendo as panelinhas baseadas apenas nas convenções sociais.

Estamos tão afastados de Jesus se nossas relações de amizade e até familiares são ditadas por interesses e conveniências.

O caminho da gratuidade é difícil, pois, é necessário aprender a dar sem esperar muito, perdoar sem exigir, ser paciente com as pessoas desagradáveis, ajudar pensando apenas no bem do outro.

O dinheiro nos faz ricos.

O conhecimento nos faz sábias.

A humildade nos faz grandes.

A gratuidades nos faz inesquecíveis.

O Livro do Eclesiástico nos ensina que viver com sabedoria, é confiar em Deus na humildade de coração. Pois a humildade é força espiritual para conquistar o afeto, o amor das pessoas, e as mais poderosas graças de Deus.

Deus se revela aos simples e pequeninos e se oculta aos orgulhosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails