quarta-feira, 13 de novembro de 2013

RECAIDA

Todo dependente químico tem um processo de maturidade e inteligência emocional deteriorado pelo consumo de substâncias. Em alguns casos após tanto tempo consumindo essas substâncias; a relação emoção/maturidade pode trazer até dúvidas quanto à possibilidade de "entrar ou não em recuperação". E de adquirir melhoras nessa mesma relação!


Se formos considerar as seqüelas ou co-morbidades adquiridas com o consumo, ou seja; durante o uso; a busca pela melhora não deve ocorrer em relação apenas a dependência química, mas sim em várias áreas da vida caso seja diagnosticada a co-morbidade; o que não é fácil tarefa!

Principalmente se tais co-morbidades necessitarem de medicamentos.

Existem casos em que os medicamentos auxiliam o tratamento dos transtornos, nunca a dependência química; mas sim as co-morbidades. Para a dependência química e sua recuperação a terapia também auxilia principalmente quando é elaborado e colocado em pratica um plano de prevenção à recaída.

Não há entrelinhas na recaída. 

Não há duvidas quanto a esse processo.

Todo dependente químico deve estar atento ao processo de recaída!

Todo processo de recaída pode ser percebido, identificado, intervindo e eliminado.

Infelizmente nem todos os dependentes químicos conhecem esse processo de recaída e sendo assim; provavelmente os que não conhecem seus processos, encontram dificuldades até os dias atuais para lidar com sua própria dependência e recuperação e as freqüentes recaídas acabam acontecendo.

Gostaria de informar aos senhores pais, filhos, esposas e esposos, irmãos, etc; que deixassem de se culpar pela dependência alheia. Bem se como se vangloriar da recuperação de cada individuo.

Digo isso pelo fato de um familiar desinformado poder ‘’sufocar’’ um dependente químico, ou qualquer outro membro da família fazer o mesmo. Ou sofrer com esse ‘’sufoco’’.

Algumas soluções que podem ajudar é o fato de respeitar a dependência química de seu ente querido; e entender que como membro familiar algumas alterações irá de fato ocorrer em seu dia a dia, em seus costumes, em sua vida!

Por exemplo; não é recomendado bares, festas, muitas vezes restaurantes para alcoólicos. Também sugere-se que não se faça consumo de doces que contenham licor, rum, vinho, champagne, etc.

Ao dependente pede-se em ocasiões como essas; muita franqueza caso haja algum incomodo sobre quaisquer situações que lhe traga medo, insegurança, culpa, vergonha, euforia. É preciso pedir ajuda.

Não se trata de uma questão de orgulho, vaidade mas sim de humildade e aceitação.

Aos dependentes químicos com um grande numero de internações, sugiro uma maior reflexão sobre o quanto deseja continuar se deteriorando. Sempre é hora de parar, de pedir ajuda, a outra opção é morrer, enlouquecer, ir preso…

Humildade é necessário inclusive para pensar; senão vou continuar acreditando que ‘’minha maneira de pensar’’ pode ser a melhor, mesmo sabendo que não é…

E só sei que não é……porque me interessei por mim mesmo; ouvi o que me disseram, e coloquei Deus acima e a frente de tudo.

O uso e consumo de álcool/drogas será sempre um caminho para o inferno. 

Sem maturidade e inteligência emocional a recuperação pode ser ‘’manca’’, e como uso as chances de tudo que é ruim, mal ou péssimo acontecer, é muito grande!!

E pense em seus ganhos com uso…afirmo sem te conhecer que o ganho com o uso, é covardemente menor que o ganho em viver sem drogas.

A família tem papel fundamental neste processo.

O mal da sociedade é que algumas pessoas podem de fato achar que não têm nada a ver com isso.

Pense! Só o perseverante chega a vitoria.

Não há vitoria sem Poder Superior, Deus.

Não há espiritualidade sem humildade.

Viver é bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails