terça-feira, 28 de maio de 2019

BATISMO NO FOGO E NO ESPIRITO

O que significa ser batizado com o Espírito Santo e com fogo citado em Mateus 3,11? 

Alguns acreditam que tem haver com o falar em línguas. Acredito que não, pois eu mesmo nunca falei em línguas, e não julgo que tenha algo errado comigo. 

Para entender de forma correta, devemos fazer uma análise do texto dentro do contexto que se deu os fatos. 

O texto: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” 

O contexto: Muitos iam ver João Batista e ser batizados por ele, após estarem arrependidos de seus pecados. Mas iam também os fariseus e saduceus, a quem João Batista diz, nos versículos 7-10: “Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?” e mais: “Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo”. 

Como vemos João questiona a falsidade e hipocrisia dos fariseus e saduceus. Eles estavam ali com outros objetivos, não com o de se arrependerem dos seus pecados e viver uma nova vida. O fogo citado aqui, claramente aponta para o julgamento de Deus e a condenação dos ímpios. 

É Dentro desse contexto João continua sua fala aos fariseus e saduceus e, claro, para aqueles que deveriam estar ali ouvindo toda essa conversa, explicando a eles da vinda do Messias, que seria maior do que ele e, estaria apto a oferecer dois batismos, sendo: o batismo com o Espirito Santo: é o batismo do arrependimento, a morte para a velha vida, a purificação dos pecados, a nova vida, etc. E o batismo com fogo: Esse é o batismo no qual os perversos serão batizados, conforme o próprio João explica na sequência: “A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível” (Mateus 3,12). 

Esse trigo que será recolhido no celeiro são os salvos, os batizados com o Espírito Santo. Já a palha que será jogada em fogo são os ímpios, batizados com o fogo do juízo de Deus. Como vimos, todo o contexto usa o fogo como símbolo do juízo de Deus sobre os perversos. 

Na Bíblia o fogo é símbolo de purificação, da provação, e do juízo. Como vimos claramente nesse texto, o batismo com fogo é claramente identificado como o batismo que Deus aplica nos ímpios, um batismo de condenação. 

Assim, meus amigos, a pessoa de fé não deve ser batizada com fogo, pois se o for, nem mesmo poderá mais ser chamado de fiel, pois, na verdade, nunca o foi. Se for batizado com esse fogo citado por João Batista, será um batismo de condenação. 

Mas vejamos o que é o batismo com o Espirito Santo. O Batismo do Espírito é algo totalmente visível, não pode ser reduzido a manifestação de línguas estranhas, mas de uma transformação de vida, que promove não somente uma conversão verdadeira, pela ação sobrenatural de Deus com poder e graça. 

Pense na imagem de uma manhã de Sol, onde a claridade invade a janela de uma casa e traz luz e calor. Eu costumo pensar do mesmo modo sobre o batismo do Espírito, é algo que nos ilumina e aquece, nos converte por inteiro ao Cristo e, assim como o Sol aquece nosso corpo físico, o Espírito esquenta nossos corações e, pode realmente fazer com que sejamos totalmente movidos pelo sobrenatural. 

Eu não estou, falando de um passe de magicas, que ignora a etapa de arrependimento. Aliás, vejo essa passagem como algo progressivo: Deus quis que o primeiro fosse conhecido o batismo de João, o batismo de arrependimento e confissão de fé, posteriormente nos trouxe o batismo de Jesus, a presença do Espírito Santo. 

Nesse contexto, para que sejamos dignos das promessas de Deus, forma cada um de nós precisa passar pelo fogo da provação, do arrependimento para a nossa purificação. 

O Ouro quando é encontrado na mina não é bonito, pois está cheio de impurezas, só depois de passar pelo fogo, é resplandece de beleza. 

Na verdade o Batismo do Espírito só virá quando depois de passar pelo fogo do arrependimento! 

O papa Francisco declarou recentemente que esse encontro com o Espírito Santo é uma necessidade para cada um de nós. 

O batismo do Espírito é algo tão poderoso, justamente porque não pode ser egoísta. Como diz em Atos 1: “recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.” 

Ou seja, o batismo do Espírito nos enche de poder não somente para edificação pessoal, mas para a pregação do evangelho, para testemunhar aquilo que temos visto e ouvido. 

Capacitam-nos para a proclamação da verdade, assim como aconteceu com os apóstolos após receber o Espirito Santo, pregaram o Evangelho nos 4 cantos do mundo na entrega total de suas vidas. 

Eu quero convidar vocês nestes dias de novena a clamar pelo Batismo no Espírito, que é uma promessa para todos nós que realmente desejamos ver o Reino ser estabelecido na terra. 

Quero te convidar a tratar o batismo do Espírito como uma necessidade urgente e não somente como uma possibilidade. 

Que possamos receber uma porção de fé, arrependimento e expectativa que atraia o fogo do céu como algo que nos tomará por completo!

Um comentário:

  1. Obrigado, padre amigo, pelos esclarecimentos a respeito do "Batismo no Espírito"...

    Muitos, e eu me incluía entre eles, pensam que este batismo tem a ver com um forte sentimentalismo e até "falar em línguas"...


    Pelo que vejo não bem isso, mas, até algo bem mais suave, tal como, quem sabe, penso eu, o que lemos em I Reis 19, 12:

    "Passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira."

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails