sábado, 9 de novembro de 2019

NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM

A origem do título “Nossa Senhora da Boa Viagem”, dado à nossa Senhora tem seu fundamento nas Sagradas Escrituras, que sita várias ocasiões em que a Mãe dos Caminhantes empreendeu longas e perigosas viagens, como por exemplo: 
- A visita que ela fez a Santa Isabel, como lemos em Lc 1, 39-80. 
- Durante o recenseamento ordenado por César. Maria, grávida de quase nove meses, viajou de Nazaré até Belém, onde Jesus nasceu. Lc 2. 
- A fuga para o Egito, fugindo da fúria de Herodes Mt 2, 13-15. 
- A volta pra Jerusalém em busca do filho perdido no templo, e muitas outras. Por causa dessas viagens difíceis e cheias de perigo, que Nossa mãe enfrentou com fé, amor, paciência e coragem, ela recebeu o título de Nossa Senhora da Boa Viagem. A ela os viajantes recorrem pedindo proteção nas viagens. Assim, seu culto se espalhou por todo o mundo. 

No Brasil, antes mesmo de Aparecida, e qualquer outra devoção Mariana a devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem foi a primeira a ter um número significativo de devotos em nosso País. Até porque essa sem dúvida nem uma foi a primeira imagem de nossa Mãe a desembarcar em terras brasileiras. 

Conta-se que todas as naus portuguesas, como as capitaneadas por Cabral, sempre gravavam o nome dela nas popas de seus barcos e preparavam o nicho no castelo da proa para ela, esperando que, com sua proteção, nenhum vento fosse forte o suficiente para conseguir apagar a lâmpada pendurada diante dela. Eles acreditavam com toda a certeza de fé que se essa lamparina permanecesse acesa durante toda a viajem ela não os livrasse da morte na solidão do mar, pelo menos ela lhes concederia a paz eterna no céu. 

Os marinheiros e pescadores a chamavam de “Estrela do Mar”, de quem esperavam orientações sobre os caminhos por onde navegariam com seus barcos. 

O santuário mais antigo dedicado à sua veneração foi construído na província portuguesa de Arrabia, próxima de Lisboa. Enquanto isso, a primeira capela brasileira dedicada a ela foi construída na Praia de Boa Viagem, em Salvador, Bahia, e resiste até os dias atuais. 

Aqui em nossa cidade, junto a ponte da Cachoeira, em 1932, foi construída a uma Igreja dedicada a Padroeira dos Viajantes, sendo essa a única saída da capital para que iria para serra ou para o mar, todos os viajantes antes de seguir suas longas e penosas viagens, paravam na Igrejinha para pedir a proteção da Santa. 

Desde quando foi construída em 1932, a primeira igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, a imagem que era venerada na antiga capela é a mesma que, hoje. 

Fico imaginando nesses 87 anos, quantas pessoas que nas horas difíceis da vida vieram se colocar aqui, diante dessa imagem pedido proteção e abrigo. 

A mãe sempre tem um jeito especial para consolar seu filho. É comum vermos aquela cena do neném chorando no colo de alguém, só o colo da mãe é capaz de fazer a criança parar de chorar e até dormir com aquela sensação gostosa de paz e segurança. 

Maria consola também cada um de nós em nossas aflições. Quando estamos diante das cruzes da vida, devemos procurar o colo da Mãe. Ali conseguiremos o sono tranquilo de criança que sabe estar segura. 

Lembro as palavras de São Bernardo: “Olha para a Estrela do mar. Essa estrela brilhante por seus méritos, radiante por seus exemplos é a Santíssima Virgem Maria. Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria”. 

Procure o colo da Mãe. Ela está aqui a te oferecer o que ela tem de melhor o seu filho, Jesus. Pois com Jesus vencerá toda a aflição. 

Quando estiver aflito, venha a igreja, se coloque diante da venerável imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem fique um momento em silêncio; consagre seu coração a Virgem Maria. Ela o pegará no colo e o colocará junto de seu Filho, Jesus. Ali não temos mais razão para ter medo. 

Sabemos que não temos aqui na terra uma morada definitiva. Temos uma viagem a fazer. O destino desta viagem é Deus. 

Nessa Viagem da vida, Jesus é o Caminho e Maria o GPS. 

Voltemos nosso Olhar para a imagem de Nossa Senhora e peçamos à Mãe da Boa Viagem, que nos acompanhe nos caminhos da vida, rumo ao céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails