terça-feira, 3 de agosto de 2010

POVO DE DEUS


A comunidade eclesial foi motivada a partir de quatro pilares do Concílio (Palavra, celebração, fé x vida, sociedade). Hoje para nós, muito marcados pelo individualismo, poderá soar difícil, mas nem por isso deixa de ser verdadeiro: “Aprouve santificar e salvar os homens não singularmente, sem nenhuma conexão uns com os outros, mas constituí-los num povo, que o conhecesse na verdade e santamente O servisse” (LG n9). Longe de ser uma realidade, ainda é uma meta a ser alcançada, diuturna e perseverantemente.
Porque Deus não quis nem quer indivíduos? Deus nem pode fazer diferente pois toda pessoa querida por ele é relação. Ela existe para os outros e não existe para si mesma. Ela só se realiza plenamente quando consegue viver relação. E isto pode acontecer no Povo de Deus. Temos uma bela descrição do que seja pessoa com João Paulo II: pessoa é dom sincero de si para os outros.
NMI n 42: “... se torna necessário um decidido empenho programático da Igreja universal e das Igrejas particulares: o da comunhão (koinonia), que encarna e manifesta a própria essência do mistério da Igreja. A comunhão deve acontecer e se estender até a pessoa mais esquecida da comunidade. NMI n 43 “Espiritualidade da comunhão significa também a capacidade de sentir o irmão de fé na unidade profunda do Corpo místico, isto é, como um que faz parte de mim”, para saber partilhar as suas alegrias e os seus sofrimentos, para intuir os seus anseios e dar remédio às suas necessidades, para oferecer-lhe uma verdadeira e profunda amizade”. Aqui é necessário um empenho específico do agente de pastoral nas comunidades eclesiais. Onde se constrói comunhão está se construindo Igreja.
Lembremos e tomemos, mais uma vez, consciência que neste mundo individualista em que vivemos também nós nos tornamos individualistas. O risco de dispensar a vida da comunidade é uma tentação que se abate sobre nós como um demônio tempestuoso. O que exige de mudança de vida em nós a vivência de comunhão e participação? Dom Dadeus diz: “Mais difícil, porém, é dar testemunho da convivência cristã, que forma comunhão eclesial: ser mártir desta convivência, dando a vida por ela, para não rompê-la, nem permitir que seja rompida” (A Igreja de Cristo, p 89)
Participação, que pode ser expressa pelo vocábulo corresponsabilidade, supõe que todos os fiéis estejam empenhados na construção do Reino de Deus e tenham acesso a todos os bens que dele possam vir. “A evangelização é um chamado à participação na comunhão trinitária.” (Pb 218).Ter participação é reconhecer que há um todo que precisa ser preservado sob risco de morte. Se a alguém é vedada a participação dos bens do Reino é vedada ao todo. Será por isso que há muitos sinais de morte? O outro modo de participação é a oferta de auxílio na construção da Igreja, sinal do Reino. Ainda não há participação e corresponsabilidade enquanto as pessoas procuram fazer “o que o padre pensa”. Embora este seja um grande iluminado, o Espírito Santo também está gemendo em todo o povo de Deus (cf Rm 8,23). Os padres não “respondem sozinhos” diante de Deus pelos sucessos ou insucessos da paróquia. Todos os participantes (se de fato assim os fazemos ser!) são corresponsáveis. Para que a participação e a corresponsabilidade sejam efetivas é preciso acontecer a descentralização (cf.D Grings p109).
E nesta tarefa os diáconos e esposas poderão ajudar muito.
Recordemos, por fim, a frase que resume a participação total de cada membro da Igreja com a frase de 1 Cor 14,26: “Quando estais reunidos, cada um de vós pode cantar um cântico, proferir um ensinamento ou uma revelação, falar em línguas ou interpretá-las, mas que tudo se faça para a edificação”. Um dia, quem sabe, seremos de novo uma comunidade onde cada um se sente responsável pelo crescimento e vivência de todos.São Paulo também diz que somos um povo de iguais: “Não há mais grego ou judeu, homem ou mulher, escravo ou livre pois todos são um em Cristo”. Não há, portanto, cristãos de primeira ou segunda categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails