segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Como atingir o verdadeiro amor ao próximo?


Pela compreensão
O primeiro passo é a compreensão. Procura compreender, procura entender as razões pela quais a pessoa agiu como agiu. Em que contexto esta pessoa vive? Quais são suas raízes culturais? Quem busca compreender, não julga, não aponta o dedo, pergunta como está, pergunta o que aconteceu.

Pela aceitação
Se você não consegue compreender, o segundo passo é aceitar que aquela pessoa tem defeitos, tem limites, assim como você tem defeitos e tem limites.

Uma vez um filho disse para a mãe que estava decidido, ia se casar. Sua mãe logo lhe perguntou quais eram os defeitos da futura esposa. Alegre, o filho respondeu que ela não tinha defeitos. Sua mãe, triste, o advertiu pedindo que não casasse. Porque grande seria a decepção quando ele começasse a descobrir os defeitos da esposa. O que isso significa? Que você só deve casar com alguém se você ama também os seus defeitos, se você a aceita assim como ela é, com qualidades e defeitos. Se você não aceita o outro em sua integridade, você não ama.

Pelo Perdão
Mas se você não compreende e não pode aceitar o que a outra pessoa faz, se esta pessoa tem defeitos de caráter, se ela te sacaneia, assim mesmo você ainda pode amar: perdoando-a.

"É esse o amor que liberta da dependência química e liberta de muitos males da sociedade." Pe. Eduardo Delazeri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails