sábado, 20 de agosto de 2011

CRISE EMOCIONAL: O QUE FAZER?


As crises emocionais, estão intimamente ligadas aos relacionamentos. Pode ser no trabalho, na família, em vários setores de nossa vida, mas fundamentalmente está ligado ao setor afetivo.
O que move a indústria farmacêutica nos Estados Unidos são os medicamentos para depressão. É bem possível que a margem de vendas possa superar os setores de fast-food ou refrigerantes. No Brasil tenho notado um aumento assombroso no uso de medicamentos anti-depressivos. Se pararmos e observarmos a situação atual diremos certamente que tudo isso é assombroso e como conclusão podemos dizer que o homem e a mulher não conseguem se relacionar.
Tenho falado muito sobre as dificuldades de relacionamento, sempre tentando passar dicas que possam levar o leitor a uma ponderação maior e a um equilíbrio na tomada de decisões. Mas sempre paira a grande pergunta: "O que fazer diante de uma crise emocional?"
É certo que diante deste desafio estaremos despreparados, enfraquecidos e sem nenhum tipo de fortalecimento, pois geralmente amadurecemos diante do sofrimento; quase nunca, antes. Mas mesmo assim podemos nos preparar para não sucumbir em momentos de dificuldades. Isto é estar preparado.
Uma das mais importantes armas para se fortalecer é o entendimento. Através dela podemos suavizar os nossos conflitos. A leitura de temas que envolvem estes problemas nos dará condições de sermos mais racionais frente a eles. Portanto, guarneça-se de uma boa leitura; isso torna-se imprescindível, assim como obter opiniões, fortalecer crenças mais verdadeiras e coerentes, buscar eliminar os obstáculos postos por você mesmo ou condutas já ultrapassadas.
O que precisa fazer neste instante é investir em você; um livro, um CD, um artigo, uma direção. Há dezenas de ferramentas que lhe proporcionarão o amadurecimento e também muitas outras que vão lhe ensinar a se relacionar melhor.
Por isso não se desespere: sempre tem alguém disposto a estender a mão. Mas não se esqueça: a primeira pessoa a tomar a atitude de querer vencer os obstáculos é você.
O que fazer diante da crise emocional? Fortaleça-se. Se você não está em crise, assim mesmo fortaleça-se; se você acha que jamais isso irá acontecer com você, fortaleça-se. Saiba que a auto-estima, o amor-próprio, a motivação, o perdão, a felicidade são metas que necessitam de estratégia para o fortalecimento diário. Jamais se esqueça disso: fortaleça-se!!!
Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
Vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer. (Efésios 6.10-20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails